Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vestas ganha contrato de 1,3 mil milhões para fornecer EDP Renováveis na Escócia

A empresa dinamarquesa vai fornecer a central eólica marítima da EDP Renováveis ao largo da Escócia.

O Haitong avalia as acções da EDP Renováveis em 8,00 euros, o que implica um potencial de valorização 35%. A recomendação é de comprar.

O banco de investimento assinala que a EDP Renováveis apresenta uma avaliação “muito atractiva”, estando a negociar em bolsa tendo em conta um cenário “muito pessimista”, com um crescimento nulo na capacidade instalada e um aumento de 50 pontos base no custo médio do capital. Trata-se de uma avaliação “injustificada, pois acreditamos que a acção deve começar a apresentar uma melhor prestação assim que as notícias nos Estados Unidos confirmarem que não era tão más como o esperado”.

O Haitong considera que o mercado reagiu de forma exageradamente negativa aos riscos regulatórios nos Estados Unidos devido à vitória de Donald Trump nas eleições. “Dado que a regulação nos Estados Unidos advém de três fontes (Presidente, Congresso e Estados) e pelo menos duas não mudaram, acreditamos que o risco regulatório é mais baixo do que está a ser apreendido pelo mercado”, acrescenta.
Miguel Baltazar/Negócios
31 de Outubro de 2017 às 10:38
  • ...
A Vestas ganhou um contrato para fornecer turbinas à EDP Renováveis na Escócia. A empresa dinamarquesa vai fornecer e instalar 100 turbinas, com cada uma a ter 9,5 megawatts de potência, para a central eólica marítima de Moray Offshore Windfarm East. Esta central que vai ter uma potência instalada de 950 megawatts fica localizada a 22 quilómetros da costa leste da Escócia na zona de Outer Moray Firth.

O projecto é detido maioritariamente pela EDP Renováveis (76,7%) e pelos franceses da Engie (23,3%). O contrato tem um valor total de 1.500 milhões de dólares (quase 1.300 milhões de euros), segundo contas da Bloomberg.

Esta central assegurou este ano uma remuneração garantida à produção de 57,50 libras (65,2 euros) por megawatt hora, durante um período de 15 anos, através de um contrato CFD ("contract for difference").


"Moray East vai produzir electricidade a 57,50 libras por megawatt hora, menos de metade do custo de projectos semelhantes já em operação", disse o director do projecto, Oscar Diaz, em comunicado.

Os franceses da Engie entraram no capital deste projecto eólico marítimo ao largo da Escócia em Julho, quando pagaram 21 milhões de libras à empresa liderada por João Manso Neto para comprar uma fatia de 23% do capital social.

A companhia também anunciou esta terça-feira, 31 de Outubro, que arrancou com a operação de mais duas centrais eólicas nos Estados Unidos da América: Meadow Lake V (100 megawatts) no estado do Indiana e Redbed Plains (99 MW) no estado do Oklahoma. 


A companhia passou a contar com 4.831 megawatts nos Estados Unidos, contando com centrais eólicas e solares nos estados da Califórnia, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Minnesota, Nova Iorque, Ohio, Oklahoma, Oregon, Texas e Washington.

Os Estados Unidos são actualmente o maior mercado da EDP Renováveis tanto em termos de capacidade instalada como de produção de electricidade, de um total de 12 mercados onde a companhia está presente.

A EDP Renováveis divulgou esta terça-feira lucros de 165,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa um aumento de 468% face a período homólogo.

Ver comentários
Saber mais Vestas EDP Renováveis Engie Escócia central eólica energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio