Notícia
UE procura investidores privados para projeto de hidrogénio verde
Investidores apoiados pela União Europeia lançaram um programa que irá procurar investimento privado, incluindo do fundo Breakthrough Energy Ventures de Bill Gates, para impulsionar a indústria de hidrogénio verde da região.
A EIT InnoEnergy apresentou esta semana o Centro de Aceleração Europeu para o Hidrogénio Verde com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de uma "economia" para o combustível limpo, que pode movimentar 100 mil milhões de euros por ano até 2025 e criar 500 mil empregos.
"Estamos a identificar e cocriar projetos que irão fazer diferença e dar um início rápido a uma economia de hidrogénio na Europa", disse Diego Pavia, presidente da InnoEnergy. "O centro de aceleração será uma referência para projetos que usam hidrogénio verde."
A Europa tem como alvo o hidrogénio verde, um combustível de baixo carbono criado com energia renovável, como solução para reduzir as emissões no setor dos transportes e em indústrias como a do aço, cimento e produtos químicos. A UE quer destinar 470 mil milhões de euros para infraestruturas de hidrogénio até 2050.
A EIT InnoEnergy quer aproveitar o interesse pelo hidrogénio ao reunir produtores, consumidores e financiadores, bem como adquirir participações nos projetos.
O Centro de Aceleração Europeu para o Hidrogénio Verde tem o apoio do Breakthrough Energy Ventures, um fundo financiado por Bill Gates e outros líderes empresariais, como Jeff Bezos e Michael Bloomberg, proprietário da Bloomberg LP, que controla a Bloomberg News.
A EIT InnoEnergy, financiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia da UE, tem uma capacidade de investimento de 100 milhões de euros por ano e costuma assumir participações de 1% a 25% em novos projetos, de acordo com Pavia.