Notícia
Turcos e Estado propõem investir 8,1 milhões em minas no Alentejo
O investimento será feito entre a ESAN a estatal EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, em dois contratos com vista à prospecção e pesquisa mineira na faixa piritosa ibérica.
O grupo turco ESAN e a empresa de capitais públicos EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro comprometeram-se a investir pelo menos 8,1 milhões de euros na prospecção e pesquisa mineira em Portugal.
O investimento resulta de três contratos, visando a faixa piritosa ibérica (com "forte potencial de cobre e zinco) na região do Alentejo, e assinados esta quarta-feira, 23 de Novembro, pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
Segundo um comunicado enviado pelo Governo às redacções, dois dos contratos respeitam ao consórcio entre o grupo turco ESAN (85%) e a pública EDM (15%), tendo em vista as áreas de Alcácer, São Pedro das Cabeças e Montes das Mesas, nos concelhos de Alcácer do Sal, Aljustrel, Castro Verde, Grândola e Ourique. Neste caso, o investimento para os próximos cinco anos alcança 7,6 milhões de euros.
O outro contrato junta o Estado e a EDM para prospecção e pesquisa na área "Rosário" (concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, e Ourique), estando previsto um investimento inicial de 500 mil euros.
O comunicado acrescenta que a ESAN está integrada no grupo Eczacibasiesan, com foco na "actividade de extracção e processamento de minerais industriais destinados à indústria cerâmica".