Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tensões recentes entre Arábia Saudita e EUA não afastam Saudi Aramco de Nova Iorque

As praças norte-americanas estão, ainda, na lista de possibilidades para a dispersão da petrolífera saudita.

Foi um dos segredos divulgados esta semana. Os EUA, ao abrigo da Lei de Liberdade de Informação, revelaram o montante investido pela Arábia Saudita em obrigações do Tesouro dos EUA. Riade tinha 116,8 mil milhões de dólares aplicados no final de Março, mais 14 mil milhões que no mesmo mês de 2015. Apesar de estar entre os maiores credores, o valor ficou abaixo do que muitos estimavam.
Negócios 19 de Dezembro de 2016 às 09:16
  • ...
A Arábia Saudita ainda pode decidir vender acções da sua petrolífera Saudi Aramco em Nova Iorque, admitiu o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, apesar de os Estados Unidos terem aprovado uma lei que permite aos lesados do 11 de Setembro de 2001 processar o reino saudita, noticia a Bloomberg.

A Arábia Saudita está a olhar para os mercados de Hong Kong a Nova Iorque para uma possível entrada em bolsa da petrolífera, naquele que poderá ser um dos maiores IPO internacionais. 

Numa conferência ao lado do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em Riade, no domingo, o governante saudita acrescentou que a decisão está ainda a ser trabalhada. 

As autoridades pretendem vender 5% da Saudi Arabian Oil até 2018.

A Bloomberg acrescenta que além da lei relativa ao 11 de Setembro, as tensões subiram depois dos Estados Unidos terem bloqueado a venda de armas à Arábia Saudita pelas preocupações com o aumento das vítimas civis no Iémen, onde os sauditas apoiam forças contra os rebeldes pró-iranianos.  

Mas Al-Jubeir desmentiu que a Arábia Saudita estava a planear reduzir os seus investimentos nos Estados Unidos. "A Arábia Saudita tem investimentos significativos nos EUA e revemos esses investimentos numa base regular", declarou, citado pela Bloomberg, acrescentando que, no entanto, o objectivo até é de aumentar esses investimentos.
Ver comentários
Saber mais Arábia Saudita Saudi Aramco IPO
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio