Notícia
Sentimento na indústria automóvel alemã está "muito pior", avisa Ifo
O Ifo, um organismo de análise macroeconómica alemão, alertou esta segunda-feira para a situação "crítica" na indústria automóvel alemã. Escassez de componentes pesa nos produtores de carros.
"A situação na indústria automóvel alemã está muito pior" – o aviso é do Ifo, o instituto de análise macroeconómica alemão, e foi deixado esta segunda-feira, na sequência do apuramento dos dados sobre a confiança no setor.
O organismo explica que o sentimento "arrefeceu notoriamente em setembro", com o indicador de confiança específico para este setor a afundar dos 32 pontos registados em agosto, para 13,2 pontos. Em julho a confiança estava ainda nos 52,9 pontos, o que mostra a queda acentuada dos últimos dois meses.
"Os últimos dados mostram que a indústria automóvel é a mais afetada pelas dificuldades de abastecimento dos produtos intermédios", sublinha Oliver Falck, diretor do Centro do Ifo para a Organização Industrial e Novas Tecnologias.
O Ifo assinala que "o único ímpeto positivo" vem do exterior, com as expectativas de exportações a "melhorar significativamente". Neste capítulo, o índice subiu de 17 pontos em agosto, para 34,5 pontos em setembro. "Porém, isto não deve esconder o facto de que a incerteza de muitos consumidores na China, devido à crise da promotora imobiliária Evergrande, está a pesar nos produtores de carros alemães, que agora produzem mais carros na China, do que na Alemanha", soma Falck.
O organismo explica que o sentimento "arrefeceu notoriamente em setembro", com o indicador de confiança específico para este setor a afundar dos 32 pontos registados em agosto, para 13,2 pontos. Em julho a confiança estava ainda nos 52,9 pontos, o que mostra a queda acentuada dos últimos dois meses.
O Ifo assinala que "o único ímpeto positivo" vem do exterior, com as expectativas de exportações a "melhorar significativamente". Neste capítulo, o índice subiu de 17 pontos em agosto, para 34,5 pontos em setembro. "Porém, isto não deve esconder o facto de que a incerteza de muitos consumidores na China, devido à crise da promotora imobiliária Evergrande, está a pesar nos produtores de carros alemães, que agora produzem mais carros na China, do que na Alemanha", soma Falck.
O organismo de análise macroeconómica considera a situação na Alemanha "crítica", com o índice sobre a avaliação das encomendas a cair de 17,1 pontos para 5,3 pontos. Em julho, este índice ainda estava em 52,5 pontos. A procura também está a encolher, pela primeira vez desde maio de 2020, frisa ainda o Ifo.