Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reino Unido planeia imposto "windfall" sobre energéticas

Produtores de gás e petróleo, mas também elétricas estarão na mira do Governo britânico. O anúncio do pacote de medidas poderá chegar ainda esta semana.

Reuters
24 de Maio de 2022 às 09:22
  • 2
  • ...
O Reino Unido estará a considerar avançar com impostos sobre os lucros extraordinários ("windfall tax") das energéticas. A notícia é avançada pelo Financial Times, que indica que o ministro das Finanças Rishi Sunak pediu aos membros do gabinete para preparem uma proposta fiscal.

Sunak pretenderá taxar mais de 10 mil milhões de libras em lucros extraordinários relacionados com a crise energética, abrangendo elétricas e produtoras de gás. A ideia será ir mais longe do que o plano de "windfall tax" desenhado pelo Labour Party, captando assim milhares de milhões de libras para apoiar as famílias em dificuldades com o agravamento dos custos com energia.

"Os produtores de petróleo e gás do Mar do Norte são apenas metade", explicou fonte do Governo ao Financial Times. "A outra metade prende-se com os lucros extraordinários bastante substanciais que as elétricas tiveram por causa da subida dos preços do gás".

No grupo poderão estar grandes empresas britânicas como a 
SSE, a ScottishPower, a EDF Energy ou a RWE. De acordo com as mesmas fontes não identificadas, Rishi Sunak e Boris Johnson terão urgência em avançar com medidas relacionadas com o crescente preço da energia. O anúncio poderá ser feito ainda esta semana.

Em Portugal, o Bloco de Esquerda também propôs um novo imposto sobre os lucros extraordinários, apontando para uma taxa extraordinária de 25% sobre a parte do lucro tributável relativo ao segundo semestre de 2021 que exceda em 10% o lucro tributável apurado no mesmo período do ano anterior. A ideia chegou a ser acolhida pelo ministro da Economia, mas nunca avançou.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio