Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Qatar Energy freta navios na Ásia para assegurar entregas

São 19 navios de transporte de gás natural liquefeito em construção por empresas da Ásia. Acordos surgem numa altura em que o Catar pretende reforçar a produção e assumir liderança no mercado.

D.R.
Negócios com Bloomberg 31 de Março de 2024 às 15:59

A Qatar Energy assinou quatro acordos para fretar 19 navios de transporte de gás natural liquefeito (GNL) de operadores navais asiáticos, numa altura em que se prepara para aumentar a produção.

 

A medida foi anunciada pelo diretor executivo da Qatar Energy, Saad al-Kaabi, este domingo, 31 de março. Numa cerimónia em Doha, a empresa estatal assinou contratos para fretar seis navios da CMES LNG Carrier Investment, da China, seis navios de outra empresa chinesa, a Shandong Marine Energy, e três navios da MISC, da Malásia.

 

Quinze navios serão construídos na Samsung Heavy Industries da Coreia do Sul, informou a QatarEnergy. Outros quatro serão explorados por uma empresa comum da Kawasaki Kisen Kaisha e da Hyundai Glovis e estão a ser construídos pelos construtores navais sul-coreanos Hanwha Ocean.

 

Os acordos assinados no domingo elevam o número total de navios que a Qatar Energy contratou para 104, adiantou a empresa, 43 dos quais serão fretados pela afiliada Qatar Energy Trading.

 

Os 19 novos navios de GNL anunciados este domingo terão, cada um, uma capacidade de 174.000 metros cúbicos, segundo a Qatar Energy, e surgem numa altura em que o Catar está a aumentar a sua capacidade de produção anual a partir do Campo Norte para 142 milhões de toneladas até 2030, contra os atuais 77 milhões de toneladas.

 

Ao fazê-lo, deverá restabelecer o seu domínio no mercado mundial de GNL, face a uma perda de peso de Austrália e EUA neste mercado.

Em outubro do ano passado, por exemplo, a Qatar Energy assinou um contrato de longo prazo para o fornecimento de gás natural liquefeito à energética francesa Total, por 27 anos e com início das entregas apontado para 2026.

Ver comentários
Saber mais Gás natural Catar QatarEnergy Energia gás
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio