Notícia
Projetos de hidrogénio reduzidos a 37 em investimento de 9 mil milhões
Dos 74 projetos inicialmente apresentados ao Governo, apenas 37 cumprem os requisitos mínimos.
Foram 74 os projetos inicialmente apresentados ao Governo no âmbito do hidrogénio verde mas, destes, apenas 37 reúnem as condições mínimas para se candidatarem a fundos europeus. Desta forma, o investimento associado a estes projetos desceu dos 16 mil milhões para os 9 mil milhões de euros.
A triagem foi efetuada pelo Comité de Admissão de Projetos, que integra as áreas governativas da Economia e Transição Digital, do Ambiente e da Ação Climática, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e dos Negócios Estrangeiros. A Direção Geral de Energia e Geologia e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia também deram apoio.
Apesar de nem todos os projetos classificarem para a candidatura aos fundos europeus, o Governo ressalva que aqueles que foram agora excluídos "continuam a ser uma mais valia na cadeia de valor do hidrogénio" e, como tal, poderão candidatar-se ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no valor de 40 milhões de euros, ou mesmo a fundos do Portugal 2020. No âmbito europeu, serão ainda elegíveis para o programa Horizon Europe.
(Notícia atualizada às 19:33)