Notícia
Primeira estrada que produz electricidade inaugurada em França
Depois de abrir oficialmente o primeiro troço de estrada, a ministra francesa da Ecologia defendeu a implementação de um quilómetro deste pavimento pioneiro por cada 1.000 quilómetros de vias rodoviárias no país.
A ministra da Ecologia francesa, Ségolène Royal, inaugurou esta quinta-feira, 22 de Dezembro, o primeiro troço de estrada produtora de energia fotovoltaica.
A estrada, coberta de 2.800 metros quadrados de painéis fotovoltaicos, estende-se ao longo de um quilómetro, na vila de Tourouvre-au-Perche. A obra custou cinco milhões de euros e, segundo o The Guardian, servirá cerca de 2.000 condutores por dia durante um período de testes que se estenderá por dois anos.
Ségolène Royal admitiu que gostaria que se implementasse um quilómetro de pavimento Wattway por cada 1.000 quilómetros, num país que conta com um total de um milhão de quilómetros de redes viárias.
Marc Jedliczka, vice-presidente da Network for Energetic Transition, refere ao jornal Le Monde que esta é uma "proeza tecnológica" mas adverte que, "para desenvolver as energias renováveis, há outras prioridades além deste dispositivo, que já sabemos que é caro antes de perceber que funciona".
O projecto Wattway tem vindo a ser desenvolvido pela Colas, do grupo Bouygues. Segundo anunciado no mês passado, a empresa encontra-se a construir 100 pontos de teste desta nova tecnologia.
Além de França, Canadá, Estados Unidos e Japão são também palco de testes de estradas produtoras de energia eléctrica.