Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal e Espanha amanhã em Bruxelas para negociar limitação ao preço do gás

Imprensa espanhola refere que no encontro com a comissária europeia da Concorrência vai ser abordada a proposta para limitar a 30 euros por megawatt hora o preço máximo do gás natural para produção de eletricidade. Ministério do Ambiente diz que se trata de uma reunião de trabalho.

Paulo Duarte
25 de Abril de 2022 às 15:51
  • ...
Portugal e Espanha reúnem-se esta terça-feira com a vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Concorrência, num encontro servirá para discutir a "exceção ibérica" no mercado de eletricidade, refere a imprensa espanhola.

A vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela área da Concorrência, Margethe Vestager, recebe esta terça-feira os ministros de Portugal e Espanha responsáveis pela transição climática e ambiente, um encontro ao mais alto nível com o ministro português do Ambiente a Ação Climática, Duarte Cordeiro e a ministra espanhola da Transição Ecológica, Teresa Ribera.

O encontro surge na agenda oficial da comissária Vestager, sem mais detalhes, mas vários meios de comunicação social de Espanha referem que em cima da mesa vai estar a proposta dos dois países para limitar a 30 euros por megawatt hora (MWh) o preço máximo do gás natural para a produção de eletricidade - ciclo combinado e cogeração - com o objetivo de aliviar a fatura da eletricidade.

No final de março, Portugal e Espanha entregaram um documento em Bruxelas para discutir um mecanismo extraordinário para "evitar o 'efeito de contágio' da escalada de preços do gás ao mercado elétrico."

A medida seria temporária, tendo em conta as "circunstâncias excecionais que estão a causar sérias dificuldades económicas" nos dois países.

Contactado pelo Negócios, o ministério do Ambiente da Ação Climática adiantou tratar-se de uma "reunião de trabalho", sem adiantar detalhes.

Na atual configuração do mercado, o gás determina o preço global da eletricidade quando é utilizado, uma vez que todos os produtores recebem o mesmo preço pelo mesmo produto - a eletricidade - quando este entra na rede.
Ver comentários
Saber mais Bruxelas Portugal Espanha Comissão Europeia economia negócios e finanças energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio