Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Philips vende divisão de iluminação por 2,8 mil milhões de dólares

A Royal Philips acordou vender uma posição maioritária – 80,1% - na sua unidade de componentes de iluminação, a Lumileds, à GO Scale Capital. Por esta operação, a Philips vai receber 2,8 mil milhões de dólares.

Bloomberg
31 de Março de 2015 às 09:58
  • 1
  • ...

A Royal Philips concordou vender uma posição maioritária - 80,1% - da sua unidade de componentes de iluminação, a Lumileds, à GO Scale Capital. Os cerca de 20% restantes vão ficar nas mãos da holandesa Philips, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira, 31 de Março, e citado pela Bloomberg.

 

Com esta operação, a companhia holandesa vai arrecadar 2,8 mil milhões de dólares (mais de 2,5 mil milhões de euros). A GO Scale é um fundo patrocinado pela GSR Ventures – que tem escritórios em Pequim, Hong Kong e Silicon Valley – e pela Oak Investment Partners.

 

Esta operação, segundo a agência de informação norte-americana, marca um ponto de viragem para a Philips, que comercializa produtos relacionados com a iluminação desde a sua criação, ou seja, em 1891. A empresa está a focar-se em tecnologias médicas, apostando que os pacientes vão, cada vez mais, monitorizar a sua saúde e nutrição nos smartphones e em outros dispositivos. Neste sentido, a Philips está a criar o negócio HealthTech.

 

Por sua vez, para a GO Scale a compra desta unidade de iluminação vai ser benéfica, dado que tem já activos nesta área, o que poderá levar a uma cooperação estreita entre todos os activos. "A empresa traz conhecimentos profundos no [âmbito] dos componentes LED e na indústria tecnológica automóvel", defende a GO Scale Capital, acrescentando que os conhecimentos que a empresa detém "dão uma oportunidade para a empresa perseguir mais crescimento e escala".

 

A nova empresa vai continuar a chamar-se Lumileds, segundo a Bloomberg. E Sonny Wu, director-geral da GSR Ventures e presidente da GO Scale Capital vai ser o presidente interino. A Lumileds, que vende componentes de iluminação para a indústria automóvel e para o mercado de electrónica de consumo, tem operações em mais de 30 países e, no ano passado, gerou vendas em torno dos 2 mil milhões de dólares.

 

As acções da Philips cedem 0,15% para 26,585 euros, sendo que já recuou 0,66% para  26,45 euros.

 

Ver comentários
Saber mais Philips GSR Ventures GO Scale Capital Lumileds
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio