Notícia
Petrobras adquire plataforma de petróleo por 1,9 mil milhões de euros
A petrolífera brasileira Petrobras anunciou esta sexta-feira que assinou um contrato de 2,3 mil milhões de dólares (cerca de 1,9 mil milhões de euros) para a aquisição de uma nova plataforma de exploração de petróleo 'offshore'.
11 de Junho de 2021 às 19:03
Esta será a oitava plataforma que vai instalar em Búzios, no litoral da Bacia de Santos, onde estão as maiores reservas já descobertas pelo chamado pré-sal.
A plataforma P-79, com capacidade de extração de 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, foi entregue a um consórcio formado pelas empresas Saipem, uma subsidiária da italiana Eni, e a sul-coreana DSME, informou a Petrobras num comunicado.
O contrato prevê que a Petrobras receberá a sua nova plataforma em 2025, quando será enviada para Búzios, concessão na bacia de Santos, litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde foram descobertas reservas gigantescas no pré-sal, área de exploração de óleo e gás localizada em águas muito profundas e abaixo de uma camada de sal de dois quilómetros de espessura no litoral brasileiro.
De acordo com a nota da Petrobras, os responsáveis pela P-79 terão de implementar soluções desenvolvidas pela petrolífera brasileira na estrutura a partir de lições aprendidas com outras plataformas já instaladas no pré-sal.
Também deverão incluir na instalação até 25% de conteúdo brasileiro, tanto em peças quanto em engenharia, exigência da Agência Nacional do Petróleo (ANP), órgão regulador do setor.
Segundo a Petrobras, a plataforma será conectada a 14 poços, sendo oito produtores e seis injetores.
O campo de Búzios conta atualmente com quatro plataformas, que respondem por quase 20% dos quase 2,2 milhões de barris de petróleo que a Petrobras produz por dia, enquanto outras quatro já foram contratadas - incluindo a que foi anunciada hoje - e uma nona em processo de contratação.
O plano estratégico da Petrobras prevê a instalação de 12 plataformas nesta área até 2030, quando a sua produção pode chegar a 2 milhões de barris por dia.
O campo de Búzios, descoberto em 2010, é o maior do mundo em águas profundas e possui gigantescas reservas de petróleo já comprovadas, nas quais a produção de óleo e gás é de baixo custo e baixo risco, o que o torna um dos principais ativos da Petrobras.
Búzios está localizado a 180 quilómetros da costa brasileira, numa região do oceano Atlântico em que a profundidade do mar é de 5 mil metros e se estende por 850 quilómetros quadrados, nos quais já foram perfurados 45 poços.