Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP+ de olho na Namíbia, que se prepara para produzir a partir de 2030

O interesse, noticiado esta quarta-feira pela Reuters, acentuou-se com as recentes descobertas de petróleo naquele país, que o posicionam para se tornar o quarto maior produtor em África a partir de 2030.

A OPEP+ reúne-se esta quinta-feira para decidir a política de produção de crude em agosto.
Maxim Shemetov/Reuters
Sílvia Abreu silviaabreu@negocios.pt 17 de Abril de 2024 às 16:27
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) está de olho na Namíbia como possível próximo membro. O interesse, noticiado esta quarta-feira pela Reuters, acentuou-se com as recentes descobertas de petróleo naquele país, que posicionam a Namíbia para se tornar o quarto maior produtor em África a partir de 2030.

Numa fase inicial, o objetivo da OPEP+ será que a Namíbia integre a carta de cooperação do grupo, de acordo com as mesmas fontes. Mas, depois disso, passaria a membro integral, afirmou NJ Ayuk, presidente-executivo da African Energy Chamber, que diz estar envolvido nas conversações entre as duas partes.

Apesar de o grupo de exportadores de petróleo não ter confirmado a informação, Haitham Al Ghais, secretário-geral da OPEP, disse em fevereiro que o grupo estava em conversações com diferentes países.

A procura por possíveis novos aliados decorre após a saída de Angola do grupo, em dezembro do ano passado, colocando fim a uma união de 16 anos.

Da parte da Namíbia, o interesse em integrar o grupo foi manifestado no ano passado, com Maggy Shino, comissária da Namibian Petroleum, a dizer que gostaria de juntar-se à "família".

Entre as empresas que têm anunciado descobertas de petróleo ao largo da Namíbia está a Galp. Depois de em janeiro deste ano ter confirmado que encontrou petróleo no primeiro poço perfurado na Namíbia, no projeto PEL-83, divulgou no mês passado uma nova descoberta de crude de alta qualidade.

A Galp encontrou uma "coluna significativa de reservas de petróleo leve de alta qualidade" no poço Mopane-2X, na Namíbia, anunciou a empresa na altura.


Ver comentários
Saber mais OPEP empresas petróleo Namíbia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio