Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Oman Oil deixa vago lugar na administração da REN

Já tinha suspendido funções, mas agora renunciou, em definitivo, ao lugar na administração.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 09 de Agosto de 2021 às 19:06
  • 1
  • ...
A Oman Oil, que era representada na administração da REN por Omar Al-Wahaibi, vai sair em definitivo do conselho a 31 de agosto, deixando em aberto o lugar que pode vir a ser ocupado pelo comprador da posição da empresa omanita.

Essa posição, de 12%, foi comprada por uma empresa de Amancio Ortega, dono da gigante Inditex e 13.º homem mais rico do mundo.

Em comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta segunda-feira , 9 de agosto, a REN informa que "Omar Al-Wahaibi apresentou ontem ao presidente do conselho de administração da REN a sua renúncia, com efeitos a 31 de agosto, ao cargo de vogal do conselho de administração da REN".

Isto acontece depois da Oman Oil ter vendido os 12% que detinha na REN. Omar Al-Wahaibi já tinha, no início de julho, anunciado a suspensão temporária das suas funções, já que, então, a Oman Oil já tinha anunciado a intenção de sair da empresa portuguesa detentora das redes de energia.

Com esta saída em definitivo fica assim em aberto o lugar na administração que poderá vir a ser ocupado por um representante de Amancio Ortega, dono da Zara que comprou no final de julho 12,006% da REN, através de um dos seus veículos de investimento, a Pontegadea Inversiones. Foi também através desta sociedade que Ortega entrou na congénere espanhola, a REE, onde tem, agora, 5%.

A posição de Ortega na REN, aos preços de hoje (a empresa fechou a sessão desta segunda-feira a cotar nos 2,3950 euros por ação, mais 0,21% que na sessão anterior), está avaliada em 191,8 milhões de euros, tendo valorizado já quase 4 milhões face ao dia em que anunciou a compra.
Ver comentários
Saber mais Oman Oil REN Omar Al-Wahaibi Amancio Ortega energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio