Notícia
Mudanças das regras na rede de carregamentos elétricos ameaçam investimentos
O Executivo tem reunido com diversos atores do sector e comunicou a intenção de avançar para a verticalização do sector, segundo o Jornal Económico. Empresas alertam para impactos negativos desta eventual decisão.
O Governo tem em marcha alterações às regras da rede de carregamentos elétricos, mas as empresas do setor estão com dúvidas sobre as intenções do Executivo e temem que possa meter em causa os investimentos, segundo o Jornal Económico.
As mudanças concretas ainda não são conhecidas, mas, conta o jornal, a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, tem vindo a realizar reuniões com diversos atores do sector onde tem informado sobre a intenção de avançar para a verticalização do sector. Em causa está colocar um ponto final à separação entre a operação do posto de carregamento (Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) e o fornecimento de eletricidade (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME)).
Porém, fontes do setor ouvidas pelo JE explicam que este modelo foi o motor de crescimento desta modalidade e temem que no futuro possam estar em causa "investimentos, contratos em vigor e o fim da rede Multibanco que facilita muito a vida aos utilizadores de veículos elétricos".