Notícia
Israelita Delek dá 2 mil milhões por ativos da Chevron
A Chevron vendeu à Delek um conjunto de áreas que detinha no Mar do Norte, concretizando as intenções que tinha desde julho do ano passado.
A energética israelita Delek acordou comprar áreas do Mar do Norte pertencentes à petrolífera Chevron. O negócio ficou fechado por 2 mil milhões de dólares, o equivalente a 1,8 mil milhões de euros.
A informação consta de um registo que deu entrada na bolsa de valores da Tel Aviv, de acordo com a Bloomberg. Ambas as empresas recusaram comentários à agência de notícias.
As áreas adquiridas pela Delek estavam à venda desde julho do ano passado. A estas, juntavam-se as áreas de Alba, Alder, Captain, Elgin/Franklin, Erskine e Jade, também propriedade da Chevron. Para além destas, a petrolífera pôs à disposição a plataforma Brittannia.
A petrolífera Chevron foi assessorada pelo banco Morgan Stanley na venda enquanto a Delek contratou o JP Morgan e o BNP Paribas.
A concretização da operação implica que a Delek ficou à frente do consórcio formado pela Britain Premier Oil e do fundo privado Apollo Global Management, tal como da petroquímica Ineos Group.