Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Iberdrola estreia-se no solar em Portugal

A espanhola Iberdrola arrecadou 149 megawatts de potência fotovoltaica num concurso público, uma "conquista" que marca a entrada da empresa no mercado solar português.

Lucro da Iberdrola sobe 6,6% para 1,56 mil milhões de euros
08 de Agosto de 2019 às 11:16
  • ...
A Iberdrola acaba de dar entrada no mercado de energia solar português, ao arrecadar 149 megawatts de potência fotovoltaica num concurso público.

A informação, divulgada através do site da empresa, refere que a capacidade está distribuída pelas regiões do Algarve e do Vale do Tejo.

O concurso em causa foi lançado pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética através da Direção Geral da Energia (DGEG), e organizado pelo Operador do Mercado Ibérico da Energia (OMIP). A primeira ronda dos leilões para as licenças de energia solar terminou na segunda-feira, 29 de julho. Tal como foi avançado pelo Negócios na altura, a Iberdrola foi a grande vencedora, tendo arrecadado 7 dos 24 lotes que foram disponibilizados durante os três dias em que decorreram os leilões.

Este não é, contudo, o primeiro passo da Iberdrola no mercado das energias limpas em Portugal. A empresa investiu 1.500 milhões de euros no sistema eletroprodutor do Tâmega, um dos maiores projetos hidroelétricos à escala europeia, com 1.158 megawatts, de acordo com a informação presente na página da empresa.

O projeto deverá ser contratado entre 2021 e 2023 e permitirá um aumento de 6% na capacidade instalada da empresa. A energia a ser produzida será suficiente para abastecer 440.000 lares.  

A empresa lidera atualmente o segmento de grandes consumidores no mercado de eletricidade português, com uma quota de mercado de 33%.

A primeira ronda dos leilões para as licenças de energia solar terminou na segunda-feira. A Iberdrola foi a grande vencedora, tendo arrecadado 7 dos 24 lotes que foram disponibilizados durante os três dias em que decorreram os leilões, avançou aos Negócios João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética.
Ver comentários
Saber mais Iberdrola Portugal economia negócios e finanças energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio