Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IA faz renascer empresas de energia nuclear

A proliferação de centros de dados está a impulsionar o crescimento da energia nuclear. Amazon, Google e Microsoft já assinaram contratos.

20 de Outubro de 2024 às 10:19
  • ...

O desenvolvimento da inteligência artificial (IA) está a valorizar as ações das empresas de energia nuclear. Os títulos atingiram máximos históricos na bolsa dos Estados Unidos à boleia dos acordos assinados pela Amazon e a Google para instalarem pequenos reatores nucleares (SMR).

E a Constellation Energy está a reativar a central nuclear de Three Mile Island num acordo para fornecer energia à Microsoft, adianta o Financial Times.

O valor dos títulos da Okio Inc e NuScale Power aumentaou 99% e 37%, respetivamente e as ações da Cameco, Oklo, NuScale, Constellation e BWX Technologies também registaram máximos históricos ao longo da semana.

Os investidores, explica o jornal inglês, interpretaram os anúncios feitos pela Amazon e a Google como uma prova de que um renascimento da energia nuclear está em curso, após um declínio que se seguiu ao acidente de Fukushima, no Japão, em 2011.

A proliferação de centros de dados está a impulsionar um crescimento histórico na procura de energia nos EUA, dificultando os esforços para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e descarbonizar.

"As empresas de reatores têm dito há algum tempo que seriam necessárias para satisfazer o boom da procura de energia para IA, mas ninguém parecia acreditar nelas", disse Seth Grae, CEO da Lightbridge Corporation, presidente do Conselho Internacional da American Nuclear Society, ao Financial Times.

"Estes grandes investimentos mostram que a indústria tecnológica não acredita que as energias renováveis e as baterias possam fornecer energia suficiente, estável ou económica, e que a energia nuclear será necessária", acrescentou.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio