Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gasolina fica mais cara na próxima semana. Gasóleo não se altera

A partir da próxima segunda-feira o preço médio do gasóleo simples praticado nos postos de abastecimento deverá ser de 1,616 euros por litro. Já o da gasolina simples 95 deverá subir para 1,747 euros.

A receita arrecadada com o ISP caiu para 2,8 mil milhões em 2022.
iStockphoto
Na próxima semana abastecer vai ficar mais caro, mas apenas no caso da gasolina, que vai aumentar 1,5 cêntimos. O preço do gasóleo deverá manter-se inalterado, indica fonte do setor ao Negócios.

Assim, a partir de segunda-feira, 18 de março, o preço médio da gasolina simples 95 praticado nos postos de abastecimento deverá ser de 1,747 euros por litro. Um valor que compara com os 1,732 euros por litro desta semana.

Já o do gasóleo simples deverá ficar pelo mesmo valor desta semana, nos 1,616 euros por litro, tendo por base os preços divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia.

Recorde-se que o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

O movimento dos preços destes dois derivados do petróleo nos postos nacionais acompanha assim o desempenho dos preços do crude nos mercados internacionais que seguem, esta sexta-feira, a negociar em baixa, mas a caminho de um ganho semanal de cerca de 3%.


O West Texas Intermediate (WTI), "benchmark" para o mercado norte-americano, perde 0,47% para 80,88 dólares por barril. Por seu lado, o Brent do Mar do Norte, crude negociado em Londres e referência para as importações europeias, recua 0,53% para 84,97 dólares.

A subida está a ser sustentada por uma revisão por parte da Agência Internacional de Energia das previsões em termos de procura para 2024 e um inesperado declínio nos "stocks" de crude nos Estados Unidos.


Os preços dos derivados pagos nas bombas de gasolina incorporam ainda o peso da fiscalidade. Em setembro de 2023, o Governo anunciou que iria recuperar medidas de redução dos impostos sobre os combustíveis, devolvendo, através do ISP, que se traduz na redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina.
Ver comentários
Saber mais Gasóleo Gasolina combustíveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio