Notícia
Gas Natural Fenosa ganha contrato de 15 milhões em Portugal
O grupo espanhol venceu o concurso para fornecer o gás natural que a Transgás, do grupo Galp, irá armazenar no complexo subterrâneo de Pombal, entregando a energia, proveniente de Espanha, por via do gasoduto de Campo Maior.
A empresa energética espanhola Gas Natural Fenosa conquistou um contrato no valor de 15 milhões de euros para o fornecimento de gás natural à Transgás Armazenagem, da Galp, que visa abastecer o complexo de armazenagem subterrânea do Carriço, em Pombal.
“O fornecimento vai ocorrer durante os meses de Abril e Maio de 2013, através da conexão internacional Badajoz - Campo Maior. Com esta operação, a multinacional energética reforça a sua presença em Portugal, onde tem vindo a ganhar mercado na comercialização de gás e electricidade”, indica a Gas Natural Fenosa em comunicado.
Este fornecimento, que serve para preencher a caverna denominada TGC-2 do complexo do Carriço, resulta de um concurso público internacional. O fornecimento será de 431 gigawatts hora (GWh), volume que corresponde sensivelmente ao consumo médio anual de gás natural de 140 mil famílias.
A Gas Natural Fenosa opera no mercado de electricidade português desde 2004, com uma carteira de 900 GWh no mercado industrial e uma quota de mercado superior a 4%, e, desde 2008, no mercado de comercialização de gás, com uma actividade consolidada e uma carteira industrial superior a 5.000 GWh, sendo o operador não português com maior dimensão e uma quota de mercado próxima dos 15%, segundo o comunicado da empresa espanhola.