Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp está "atenta" a venda de activos pela Petrobras

A Galp Energia está presente no Brasil em 29 projectos, tendo uma parceira privilegiada com petrolífera estatal brasileira. A companhia anunciou que está a procurar reduzir custos de produção no Brasil.

1039 – Galp Energia – A petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva surge na posição 1.039 da lista, sendo a segunda maior cotada portuguesa. Perdeu 195 posições face ao “ranking” de 2014.
Bloomberg
27 de Abril de 2015 às 13:59
  • ...

A Galp vai analisar a compra de activos no Brasil se surgir alguma oportunidade de fazer negócio. A garantia foi dada esta segunda-feira, 27 de Abril, pelo presidente executivo da petrolífera numa teleconferência com investidores.

 

Carlos Gomes da Silva (na foto), CEO da petrolífera, disse assim que a Galp vai estar "atenta" à possível venda de activos pela Petrobras, avança a Bloomberg esta segunda-feira, 27 de Abril.

 

A Petrobras vive actualmente um momento delicado tanto financeira como institucionalmente. Fechou o ano de 2014 com um prejuízo de 6.700 milhões de euros, com 1.900 milhões de euros a deverem-se a perdas relacionadas com a corrupção.

 

Foi no âmbito da Operação Lava Jato, uma investigação das autoridades brasileiras, que foram detectadas práticas de corrupção na companhia, como o desvio de dinheiro, pagamento de luvas e branqueamento de capitais.

 

Perante os prejuízos, a petrolífera estatal brasileira elaborou um plano para reduzir a sua dívida e aumentar o seu cash flow. Desta forma, pretende vender diversos activos, como centrais termoeléctricas, participações em companhias distribuidoras de gás e em campos de petróleo, postos de gasolina no estrangeiro e parte da Petrobras Distribuidora, empresa que detém a maior rede de postos de combustíveis do país, a BR. Este plano foi revelado em Março pelo jornal Folha de São Paulo.

 

A Galp Energia está presente no Brasil em 29 projectos, tendo uma parceira privilegiada com a Petrobras, incluindo na bacia de Santos onde está localizada os campos de Lula, Iara e Iracema. 

 

Na teleconferência com os investidores, a Galp anunciou que pretende reduzir custos no Brasil, considerando que existe a possibilidade de reduzir significativamente os custos nas plataformas petrolíferas.

 

O director de operações da companhia, Thore Kristiansen, disse que estão a "ser exploradas" novas formas para reduzir os custos na produção no Brasil e que houve contratos a serem cancelados. 

 

A Galp divulgou hoje os seus resultados do primeiro trimestre onde registou lucros no valor de 121 milhões de euros, mais 157% face a período homólogo. A produção proveniente do Brasil representou 80% do total da produção no primeiro trimestre, mais 13,7 milhões de euros face a período homólogo para 31 milhões.

Ver comentários
Saber mais Galp Brasil Carlos Gomes da Silva Petrobras Operação Lava Jato Thore Kristiansen economia negócios e finanças energia petróleo e gás (distribuição) Informação sobre empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio