Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp Energia quer vender 49% do negócio da distribuição de gás (correcção)

A petrolífera portuguesa terá já solicitado à EDF Invest e a outros fundos de investimento para apresentarem proposta pelo negócio da distribuição de gás natural. A Galp Energia não comenta a informação da Reuters.

Pedro Elias
06 de Maio de 2016 às 20:27
  • 4
  • ...

A Galp Energia estará a preparar a venda de parte do negócio da distribuição de gás natural, de acordo com a Reuters. A petrolífera não comenta, mas as fontes da agência noticiosa dizem que a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva terá já solicitado a fundos de investimento que apresentem as suas propostas para a unidade.

A empresa estará, segundo a agência noticiosa, a trabalhar com o Bank of America neste processo de venda de 49% do negócio da distribuição de combustíveis em Portugal e Espanha. O banco de investimento norte-americano foi mandatado para eleger os finalistas à aquisição de um negócio avaliado em 1,36 mil milhões de euros pelo Haitong Securities.


Entre esses interessados estão a EDF Invest, o braço de investimento da eléctrica francesa EDF. Mas estão também outros fundos de investimento em infra-estruturas, revela a Reuters, apontando como interessados a First State Investments e a Goldman SAchs Infrastructure Partners.


Nenhum dos potenciais interessados, contactados pela Reuters, esteve disponível para comentar. A Galp Energia, contactada pelo Negócios, também recusou fazer qualquer comentário relativamente à possibilidade de desinvestir no negócio da distribuição.

A unidade de distribuição de gás da Galp Energia está incluída na área de Gas & Power, sendo que a actividade, que é regulada, passa pela distribuição de gás natural desde a rede da REN até ao consumidor final.

A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva detém várias concessões nesta unidade, entre as quais a Lisboagás e a Lusitaniagás, como se pode ver no site da Galp Energia. Além da distribuição, no negócio de gás natural existe ainda a unidade de armazenagem de gás.

 

Os títulos da empresa liderada por Carlos Gomes da Silva terminaram a sessão com uma valorização de 0,71%, a cotar nos 12,05 euros. À cotação no final da semana, a Galp Energia apresenta uma capitalização bolsista de 9.992,5 milhões de euros.

 

(Notícia corrigida às 22:49 pois o negócio que a Galp pretende alienar é o da distribuição de gás natural e não combustíveis)

Ver comentários
Saber mais Galp Energia Carlos Gomes da Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio