Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp duplica margem de refinação no primeiro trimestre do ano

A Galp Energia publicou esta manhã na CMVM, antes da abertura do mercado, o seu "Trading Update".

Marta Velho martavelho@negocios.pt 15 de Abril de 2024 às 07:12
A Galp Energia passou de uma margem de refinação de 6,1 dólares por barril de petróleo nos últimos três meses do ano passado para os 12 dólares no primeiro trimestre de 2024.

O valor consta do "Trading Update" da companhia, publicado esta manhã na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), e está acima das expetativas dos analistas que, segundo a Bloomberg, apontavam para uma margem de 7,73 dólares. 

Ainda assim, o valor do primeiro trimestre é 16% inferior ao período homólogo. De janeiro a março de 2023, a margem de refinação foi de 14,3 dólares por barril de petróleo.

Em relação à produção de crude, indica o documento, a Galp regista uma ligeira queda, tanto na variação anual como na trimestral. A produção líquida foi de 115 mil barris por dia nos primeiros três meses do ano, menos 9% que no trimestre anterior e menos 4% em relação ao mesmo período do 2023. 

Quanto às vendas, aumentaram na eletricidade e no gás natural, mas caíram nos produtos petrolíferos. A Galp vendeu 1,7 TWh (terawatt hora) de luz no primeiro trimestre, aumentando 23% em relação ao trimestre anterior e 82% face ao período homólogo. No gás natural, as vendas foram de 4,2%, representando subidas de 23% e 12%, respetivamente.

Já as vendas de produtos petrolíferos foram de 1,6 mton (megaton), caindo 5% tanto na variação trimestral quanto na anual.

Por último, a petrolífera aumentou em 10% a sua geração de energia renovável, que era de 355 GWh (gigawatt hora) no final de 2023 e passou a 404 GWh no primeiro trimestre deste ano. Ainda assim, o valor representa uma queda homóloga de 14% já que, no mesmo período do ano passado, a geração foi de 448 GWh.

A Galp Energia vai agora apresentar os seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024 a 30 de abril, antes da abertura do mercado.


Última atualização às 07h38
Ver comentários
Saber mais Galp Indústria do petróleo e do gás Comissão do mercado de valores mobiliários (CMVM)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio