Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fusion Fuel garante cinco milhões do PRR para projeto de hidrogénio verde em Aveiro

Recentemente, a empresa tecnológica revelou ter atingido em 2023 receitas de quatro milhões de euros, registando também a atribuição de cerca de 17 milhões de euros em financiamento de projetos.

A nova fábrica da Fusion Fuel em Benavente (na foto) produz os eletrolisadores que serão instalados em Sines.
Pedro Catarino
Bárbara Silva barbarasilva@negocios.pt 20 de Março de 2024 às 13:03
A tecnológica Fusion Fuel, cotada no índice americano Nasdaq, anunciou esta quarta-feira a aprovação provisória por parte do Governo português para um financiamento estimado em cinco milhões de euros sob a forma de subvenções para apoiar o desenvolvimento de um projeto de hidrogénio verde de 25 MW localizado em Aveiro.

Recentemente, a empresa revelou ter atingido em 2023 receitas de quatro milhões de euros, registando também a atribuição de cerca de 17 milhões de euros em financiamento de projetos. Foi também notificada por Bruxelas sobre a aprovação do IPCEI da Comissão Europeia para o Projeto HEVO-Portugal, de 630 MW, angariou cerca de seis milhões de euros junto do mercado para fortalecer a posição de capital e recebeu uma subvenção de 1.015 milhões de euros da Comissão Europeia como parte do consórcio H2tALENT.

A aprovação deste mais recente financiamento (que está ainda dependente de Bruxelas) por parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi concedida à empresa no âmbito da segunda chamada do programa de subvenções da Componente 14 do PRR, que se concentra na aceleração da transição energética, apoiando a produção de hidrogénio verde e outros gases renováveis.

Além desta componente, a Fusion Fuel está ainda a aguardar a resposta final a uma segunda candidatura a fundos europeus para financiar um projeto de hidrogénio verde de 10 MW, liderado por uma empresa industrial portuguesa, sendo que este também já recebeu aprovação de financiamento. No total, 21 propostas por parte de empresas portuguesas receberam aprovação provisória no contexto da componente dedicada aos gases renováveis. 

O projeto HEVO-Aveiro da Fusion Fuel prevê a instalação de eletrolisadores para a produção de hidrogénio verde com uma capacidade de 25 MW. Esta futura fábrica de hidrogénio verde deverá produzir cerca de 2.100 toneladas deste gás renovável por ano, para ser utilizado em vários processos industriais da indústria cerâmica localizada na região de Aveiro.

"A Fusion Fuel continua a ser reconhecida como líder na indústria portuguesa de hidrogénio verde. Este é o segundo financiamento que a empresa recebe através desta componente do PRR, tendo anteriormente garantido 10 milhões de euros em financiamento para o projeto HEVO-Industria em Sines", disse Pedro Caçorino Dias, responsável da Fusion Fuel para Portugal, acrescentando: "Vemos a descarbonização dos processos industriais de alta temperatura como uma oportunidade de negócio muito atraente para o hidrogénio verde. É um segmento que esperamos que impulsione um crescimento significativo à medida que surgem mais oportunidades para o hidrogénio verde". 

Em 2023, a Fusion Fuel dá conta de ter celebrado acordos de fornecimento de hidrogénio verde com empresas como a Dourogás e a Hydrogen Ventures e assinado parcerias com a Toyota Material Handling España, Duferco Energia e Elemental Clean Fuels. Recebeu ainda duas encomendas de sistemas de hidrogénio verde HEVO-Chain de 1,25 MW para serem entregues a projetos a desenvolver em Portugal em 2024.

No ano passado, o número de funcionários foi reduzido em aproximadamente 30% face ao primeiro trimestre de 2023, com os custos operacionais a caírem 22%.
Ver comentários
Saber mais Empresas Mercado e bolsa Produção industrial Economia negócios e finanças Partido Republicano Rio-grandense Aveiro Hevo Nasdaq Sines Bruxelas Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio