Notícia
Fundo Aethel em negociações para comprar mina de lítio no Barroso
A Aethel Mining está em conversações para comprar a australiana Savannah Resources, que tem no seu portfólio a mina do Barroso, segundo o Jornal Económico. A concretizar-se, o negócio vai dar origem ao maior grupo mineiro em Portugal.
O fundo Aethel Mining, está a negociar a compra da australiana Savannah Resources, empresa australiana que em Portugal explora a mina de lítio do Barroso, noticia o Jornal Económico.
Representantes da Aethel, co-fundada pelo empresário português Ricardo Santos Silva, estão atualmente na Austrália para negociações, prevendo-se que o negócio fique concluído antes do final do ano, conta o jornal. A concretizar-se, o negócio vai dar origem ao maior grupo mineiro em Portugal.
A Aethel Mining, proprietária da maior mina privada de minério de ferro da Europa, em Moncorvo, iniciou atividade em Portugal em 2005, na altura sob a designação de MTI.
Já a Savannah, iniciou os trabalhos na mina do Barroso, projeto que tem gerado alguma polémica, em 2017. Em maio, o projeto recebeu declaração de impacto ambiental favorável, embora condicionada, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A empresa australiana estima que o recurso da mina ascenda a 27 milhões de toneladas. No estudo inicial, realizado em 2018, a Savannah previa um investimento próximo dos 100 milhões de euros.