Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Expresso: Chineses preparam OPA sobre a EDP

Um consórcio chinês, que inclui a China Three Gorges, estará a preparar uma OPA sobre a EDP, avança o Expresso.

  • 14
  • ...
Um consórcio chinês estará a preparar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP, avança o Expresso. Este consórcio inclui a China Three Gorges, que actualmente detém mais de 23% da eléctrica nacional. O segundo maior accionista da EDP é uma outra empresa detida pela Estado chinês, a CNIC, que detém quase 5%.

Segundo o Expresso, o Governo de António Costa não vai colocar entraves à operação. Mas existe a possibilidade do próprio conselho de administração da EDP vir a classificar esta OPA como hostil, de acordo com o jornal.

O Estado chinês tem vindo a reforçar a sua posição na EDP. A CNIC comprou quase 2% da eléctrica no final de 2017, passando a deter quase 5%. Com 28,25% do capital imputados à República Popular, Pequim ficou assim mais perto da meta de 33,33% em que é obrigada a lançar uma OPA.

Contactada pelo Negócios, a EDP rejeitou fazer comentários à notícia.

A EDP tem sido namorada nos últimos meses por várias eléctricas europeias como a italiana Enel, a espanhola Gas Natural Fenosa ou a francesa Engie. A confirmar-se, o movimento de Pequim pode surgir como uma forma de antecipar, e travar, a investida de outras empresas na EDP.

O presidente da eléctrica veio recentemente a público avisar que a empresa está bem sem um grande accionista a controlar a maioria do capital. "Estamos a controlar o nosso destino. Não preciso de mais ninguém para controlar o nosso destino, precisamos apenas da confiança dos nossos accionistas, parceiros, colaboradores e clientes", disse António Mexia em entrevista ao Negócios no início de Abril. O gestor tem vindo a negar ao longo dos últimos meses que existam conversações com outras empresas com visto a uma fusão.

A EDP tem um valor de mercado de 11,37 mil milhões de euros e em 2018 acumula uma valorização de 7,8%. Hoje subiram 0,75%, depois de no início da sessão terem recuado mais de 3%, reagindo de forma negativa aos resultados do primeiro trimestre anunciados ontem.

EDP namorada por franceses, espanhóis e italianos

Um dos interesses mais recorrentes, a julgar pelas notícias que têm saído em Portugal e Espanha, é o da Gas Natural Fenosa. O presidente da Gas Natural Fenosa, Isidre Fainé esteve inclusivamente em Lisboa, pelo menos duas vezes, para discutir o interesse da eléctrica espanhola na EDP.

Já a imprensa espanhola deu conta do interesse da italiana Enel - dona da espanhola Endesa - na EDP. Sobre esta eventual operação, o presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, destacou que a entrada da Enel na EDP iria levantar muitas questões regulatórias pois tanto a eléctrica portuguesa como a Endesa operam nos mercados de Portugal e Espanha.

A francesa Engie foi a última empresa a entrar na corrida à EDP. A imprensa francesa avançou em Abril que a eléctrica gaulesa analisou a entrada no capital da EDP, mas a EDP desmentiu qualquer operação.

(Notícia actualizada às 17:23)
Ver comentários
Saber mais EDP China Three Gorges
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio