Notícia
Ex-embaixador americano Allan Katz substituído na EDPR por gestora italiana
Por se tratar de uma mulher, a nomeação de Gioia Ghezzi aumenta significativamente a representação de mulheres no Conselho de 33% para 44%, diz a EDP Renováveis.
A EDP Renováveis anunciou esta quinta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de valores Mobiliários (CMVM) que recebeu uma renúncia por parte de Allan Katz, do seu cargo de membro independente do Conselho de Administração da empresa. Nomeado diretamente pelo ex-presidente americano Barack Obama, Katz ocupou o cargo de embaixador dos Estados Unidos em Portugal entre março de 2020 e agosto de 2013.
No seu lugar ficará agora gestora italiana Gioia Ghezzi. Tem formação em Física Teórica, pela Universidade de Milão, tendo depois tirado um MBA na London Business School. É membro do Conselho Diretivo e da Comissão Executiva do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia. Entre 2015 e 2018 esteve à frente da empresa pública italiana Ferrovie dello Stato Italiane. Passou também pela IBM, McKinsey, Zurich e Atlantia.
"De modo a preencher a vaga existente, e no seguimento da proposta submetida pela Comissão de Nomeações e Remunerações, o Conselho de Administração aprovou hoje a nomeação por cooptação de Gioia Ghezzi como membro independente do Conselho de Administração da EDPR, e como membro da Comissão Ambiental, Social e Governo Societário (ESG), uma comissão delegada e especializada do Conselho de Administração", anunciou a EDP renováveis em comunicado.
A empresa diz que a gestora italiana "irá contribuir para o Conselho de Administração da EDPR com a sua extensa
experiência em vários cargos não executivos e de liderança". Por se tratar de uma mulher, a nomeação de Ghezzi aumenta
significativamente a representação de mulheres no Conselho de 33% para 44%.
A nomeação será proposta para ratificação na próxima Assembleia Geral de Acionistas da EDPR.
A empresa agradeceu ainda ao diplomata Allan Katz "pela sua dedicação e valiosa contribuição para o sucesso da empresa".