Notícia
Energéticas investem na redução de emissões de gases
O consórcio OGCI anunciou um investimento de mil milhões de dólares (900 milhões de euros) para reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera.
A Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), organização que concentra empresas produtoras de mais de um quinto do gás e petróleo a nível mundial, anunciou que vai investir mil milhões de dólares nos próximos 10 anos para implementar tecnologias de redução das emissões de gases poluentes e da energia despendida no transporte e na industrialização.
O consórcio diz, em comunicado, que o investimento pretende contribuir para a redução de emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa, ao mesmo tempo que responde às necessidades energéticas internacionais.
Estes investimentos "mostram a nossa determinação colectiva para criar tecnologia que permita uma mudança na forma de lidar com o desafio climático", afirma a organização que integra multinacionais como a BP, a Repsol ou a Shell.
A OGCI Climate Investments, que será criada no âmbito deste investimento, terá duas áreas de actuação: a aceleração da captura, uso e armazenamento de carbono e a redução das emissões de gás metano das indústrias petrolífera e do gás para potenciar os benefícios do gás natural.
Os investimentos do consócio incluem também o apoio a melhorias da eficiência energética, operacional e de transporte das indústrias com uso energético intensivo.