Notícia
EDP Renováveis aumenta produção em 10% no primeiro trimestre
Combinando um crescimento de 5,5% na capacidade instalada com um maior factor de utilização dos seus parques eólicos, a EDP Renováveis aumentou a produção de energia nos primeiros três meses do ano.
A EDP Renováveis fechou o primeiro trimestre com 6.112 gigawatts hora (GWh) de energia produzida, mais 10% do que no mesmo período do ano passado, informou a empresa no relatório sobre a sua actividade operacional dos primeiros três meses de 2014.
A EDP Renováveis explica que “o crescimento da produção reflecte o aumento da capacidade instalada e o forte recurso eólico do trimestre”. Em Março a capacidade instalada do grupo era de 8.580 megawatts (MW), mais 5,5% do que há um ano. Já o factor de utilização da capacidade subiu de 36% para 38%.
O maior mercado do grupo continuou a ser os Estados Unidos da América, com 2.923 GWh, mais 7% do que no primeiro trimestre do ano passado. Em Espanha, a segunda maior geografia da EDP Renováveis, a produção cresceu 3%, para 1.750 GWh.
O país onde o grupo conseguiu um maior aproveitamento dos seus parques eólicos foi Portugal, com um factor de utilização de 43% no primeiro trimestre, face a 38% no período homólogo de 2013. O segundo maior factor de utilização foi conseguido nos Estados Unidos, com 39%. Em contraste, nos mercados europeus fora da Península Ibérica esse indicador não foi além de 32% e no Brasil recuou para 27%.
No final de Março a EDP Renováveis tinha em construção parques eólicos com uma capacidade total de 259 MW e centrais fotovoltaicas de 30 MW. Estes novos projectos estão a ser instalados nos EUA, França, Polónia, Espanha e Portugal.