Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP compra activos de gás em Espanha por 116 milhões

A empresa liderada por António Mexia chegou a acordo com a Repsol para comprar 82 mil pontos de abastecimento de gás propano liquefeito no norte de Espanha.

O Haitong avalia as acções da EDP em 3,35 euros, o que implica um potencial de valorização 19%. A recomendação é de comprar.

O banco de investimento assinala que a EDP está a negociar com “múltiplos muito atractivos”, apesar dos factores favoráveis que deverão impulsionar os resultados no segundo semestre, tais como as boas condições na geração de energia e a valorização do real. Se a avaliação da EDP tivesse em conta os preços-alvo da Haitong para a EDP Renováveis e EDP Brasil, e não as cotações actuais, a avaliação da EDP seria de 3,63 euros.

O Haitong destaca que a cotada liderada por António Mexia está exposta ao risco soberano de Portugal, pelo que um agravamento nos “spreads” da dívida portuguesa “terá um impacto negativo na acção”. Isto apesar de a EDP estar a reduzir o endividamento, o custo da dívida (30 pontos base entre 2016 e 2018) e ter as suas necessidades de financiamento cobertas até 2019.
Miguel Baltazar/Negócios
25 de Janeiro de 2016 às 17:49
  • ...
A EDP chegou a acordo com a Repsol para comprar activos de distribuição de gás em Espanha. A energética portuguesa pagou 116 milhões de euros por estes activos localizados no Norte de Espanha, anunciou a EDP esta segunda-feira, 25 de Janeiro, em comunicado enviado à CMVM.

O negócio deverá contribuir com 13 milhões de euros para o resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) anual da empresa. A conclusão da transacção está agora dependente das devidas autorizações por parte das autoridades da concorrência e regulatórias em Espanha, devendo ficar fechada durante o segundo semestre deste ano.

Estes activos incluem 82 mil pontos de abastecimento de gás propano liquefeito (GPL) nas principais regiões de actividade da subsidiária da EDP, a Naturgas: Astúrias, Cantábria e País Basco.

Com este negócio, a energética presidida por António Mexia vai aumentar em 9% a sua rede de distribuição de gás para um milhão de pontos de abastecimento. A EDP vai assim reforçar a sua "posição estratégica enquanto operador de referência na distribuição e comercialização de gás no mercado ibérico".

Há um ano, a EDP chegou a acordo com a Redexis para vender activos de distribuição de gás em Espanha. O negócio ficou fechado por 186 milhões de euros, com a empresa controlada pela Goldman Sachs a adquirir activos de distribuição de gás localizados nas regiões de Múrcia, Extremadura e Catalunha.
Ver comentários
Saber mais EDP Repsol Espanha António Mexia energia gás gás propano liquefeito
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio