Notícia
EDP anuncia mandato e “roadshow” para operação de titularização do défice tarifário
A EDP escolheu a StormHarbour para liderar a operação de titularização de créditos, que terá lugar em Londres, Paris, e Munique, e que lhe permitirá ultrapassar os 500 milhões de euros em vendas de défice tarifário.
A EDP mandatou a StormHarbour para actuar como “sole arranger” e “lead manager” na estruturação de uma operação de titularização de créditos detidos pela EDP Serviço Universal, relativos ao diferimento, durante cinco anos, para a recuperação do sobrecusto de 2012 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial, segundo informações da própria EDP.
Na passada quinta-feira o grupo anunciou a titularização de uma nova parcela de 141 milhões de euros do défice tarifário de 2012, depois de a 26 de Abril ter feito uma transacção semelhante no valor de 150 milhões. Assim, em apenas duas semanas a EDP encaixou 291 milhões na venda a terceiros de dívida tarifária portuguesa.
Com esta nova titularização, o montante em dívida à EDP Serviço Universal, relativo aos sobrecustos, é actualmente de cerca de 600 milhões de euros.
A eléctrica presidida por António Mexia deixou, já na semana passada e a este respeito, uma promessa. "Temos o compromisso de vender no mínimo 500 milhões de euros de défice tarifário este ano", declarou ao Negócios o CEO da EDP.
Quanto ao “roadshow” relativo à operação de titularização de créditos, este irá ter início no próximo dia 15 de Maio, e será realizado em Londres, Paris, e Munique.