Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP encaixa 136 milhões com venda de mini-hídricas no Brasil

A EDP Brasil vendeu oito centrais mini-hídricas à Statkraft Energias Renováveis, realizando um encaixe de 601 milhões de reais (136,7 milhões de euros).

O processo de investigação nasceu com base em denúncias que já vinham de 2012, mas só em 2017 se verificou a constituição de arguidos. António Mexia, presidente da EDP, Manuel Pinho, ex-ministro da economia, e João Manso Neto, administrador da eléctrica e presidente da EDP Renováveis, estão entre os nove arguidos já conhecidos.  Em causa, segundo o Departamento Central de Investigação e Acção Penal de Lisboa, estão factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção activa, corrupção passiva e participação económica em negócio. A investigação abrange o período que vai de 2004 a 2014 e as suspeitas incidem sobre o momento em que se passou dos chamados contratos de aquisição de energia das centrais eléctricas da EDP, os CAE (contratos de aquisição de energia), para o regime de mercado, com os Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), que asseguram uma remuneração garantida aos produtores, independentemente dos preços do mercado e das quantidades vendidas e que levaram à denúncia da existência de rendas excessivas no sector eléctrico, as quais são depois reflectidas nos preços aos consumidores domésticos, que estão entre os mais altos entre os países europeus. António Mexia, apesar de ser arguido, foi recentemente reconduzido para mais um mandato à frente da EDP.
Hugo Correia
22 de Dezembro de 2018 às 00:33
  • 2
  • ...

A EDP Brasil, eléctrica brasileira detida em 51% pela EDP, anunciou esta sexta-feira a conclusão da venda da EDP Pequenas Centrais Hidroelétricas, que detém sete centrais mini-hídricas, e da Santa Fé Energia, que detém uma central mini-hídrica, à Statkraft Energias Renováveis.

 

O valor total de encaixe é de 601 milhões de reais (136,7 milhões de euros, reflectindo os ajustamentos entre a data de assinatura e a data de fecho, refere a empresa liderada por António Mexia em comunicado enviado à CMVM.

 

Estas centrais mini-hídricas totalizam 131,9MW de capacidade instalada e 68,8MW médios de garantia física, acrescenta o documento.

 

O acordo para a venda destas mini-hídricas tinha sido anunciado pela EDP no passado dia 25 de Outubro, mas a conclusão da operação estava condicionada a vários factores, com destaque para dois reguladores brasileiros: Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

 

Esta venda de activos acontece numa altura em que a EDP está a ser alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte do seu maior accionista (China Three Gorges).

 

A EDP Brasil aumentou o EBITDA em 17% no primeiro semestre, para 1.266 milhões de reais, um valor que representa 18% do EBITDA da EDP.

Ver comentários
Saber mais EDP Brasil CADE Pequenas Centrais Hidroelétricas Santa Fé Energia António Mexia Statkraft Energias Renováveis EBITDA China Three Gorges
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio