Notícia
EDP Brasil compra 14,46% da Celesc e lança oferta sobre mais capital
A EDP Brasil celebrou um contrato para comprar 14,46% do total das acções da Centrais Elétricas de Santa Catarina (33,1% das acções ordinárias e 1,9% das acções preferenciais), por 59,2 milhões de euros. E vai lançar uma oferta de aquisição sobre mais 32% de acções preferenciais, num valor que pode ir aos 51,2 milhões de euros.
A EDP – Energias do Brasil (EDPB), detida em 51% pela EDP, anunciou ao mercado que celebrou um contrato com a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ para a aquisição de 33,1% das acções ordinárias e 1,9% das acções preferenciais da Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc, informou em comunicado à CMVM a empresa liderada por António Mexia.
As referidas acções correspondem, no seu conjunto, a um total de 14,46% das acções da Celesc, e o valor da aquisição ascendeu a 230 milhões de reais (59,2 milhões de euros).
A conclusão da operação está sujeita à verificação de determinadas condições e aprovações habituais neste tipo de operação.
Com a conclusão da operação, e condicionada à efectiva conclusão da mesma, a EDPB irá lançar uma Oferta Pública Voluntária para aquisição, em mercado, de acções preferenciais da Celesc, acrescenta o comunicado.
O preço da oferta, a verificar-se, será de 27 reais (6,95 euros) por acção e até um total de 32% das acções preferenciais da Celesc, correspondendo o valor potencial máximo da oferta a 199 milhões de reais (51,2 milhões de euros).
A Celesc actua nas áreas de distribuição, geração e transmissão de energia eléctrica, sendo a principal empresa do sector eléctrico no Estado de Santa Catarina, além de operar no sector de distribuição de gás natural.
A Celesc Distribuição, subsidiária da Celesc, distribui energia a mais de 2,8 milhões de consumidores em 264 municípios de Santa Catarina e 1 no Paraná.