Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CTT e EDP estreiam central solar que vai partilhar energia com 850 famílias e empresas

As duas empresas já têm em operação em todo o país 20 centrais fotovoltaicas em regime de autoprodução, que, no futuro, irão transformar-se em comunidades de autoconsumo coletivo.

30 de Agosto de 2023 às 15:31
  • 2
  • ...
Os CTT – Correios de Portugal e a EDP assinalaram esta quarta-feira, no Centro de Produção e Logística do Norte dos CTT, na Maia, a entrada em produção de uma central solar com mais de 1.800 painéis fotovoltaicos e uma capacidade instalada de 1 megawatt-pico (MWp) que, por agora, irá funcionar em regime de autoconsumo individual.

Este projeto é, até ao momento, o de maior dimensão da parceria estratégica estabelecida há cerca de um ano entre os CTT e a EDP. Vai permitir baixar a fatura da luz e alimentar com eletricidade de origem renovável 40% das necessidades energéticas diárias daquele centro logístico, onde se concentra toda a operação dos Correios na região norte do país e de onde saem todos os dias cerca de 400 mil correspondências. 

"Graças a esta parceria que junta duas empresas nacionais de peso, os CTT reforçam o seu compromisso de proximidade, contribuindo para energia mais limpa e mais barata para as comunidades envolventes", disse o CEO dos CTT, João Bento, em comunicado.  

Quando terminar o respetivo processo de licenciamento por parte das autoridades competentes, nomeadamente a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a central solar da Maia irá tornar-se num Bairro Solar EDP/CTT. Ou seja, deixará de funcionar apenas para autoconsumo individual dos CTT e passará a ser uma comunidade de autoconsumo coletivo, sendo que desta forma os painéis fotovoltaicos instalados no edifício dos Correios passam a partilhar a energia produzida com cerca de 850 famílias e empresas da região.

"Por terem aderido a este projeto, estes vizinhos terão poupanças de até 35% na energia solar consumida mensalmente", revelam os CTT e a EDP no mesmo comunicado.
 
Além desta central, as duas empresas já têm em operação em todo o país 20 centrais fotovoltaicas em regime de autoprodução, que no futuro irão também elas transformar-se em comunidades de autoconsumo coletivo, sendo que a maioria ainda aguarda licenciamento para se tornarem em Bairros Solares. O objetivo da parceria, anunciada em outubro de 2022, é desenvolver projetos até 6 MWp de geração de energia descentralizada. 

De acordo com os CTT e a EDP, quando este projeto estiver na sua total capacidade e todos os bairros solares forem constituídos, é esperado que cerca de 8.000 mil famílias e empresas venham a beneficiar da produção de energia renovável, evitando assim a emissão de 1.600 toneladas de CO2.

"A produção de energia renovável em pequena escala, espalhada por telhados e coberturas de todo o país, será fundamental para um país com menor pegada ambiental. Esta parceria com os CTT permite acelerar esse caminho e partilhá-lo com as comunidades vizinhas", sublinhou a CEO da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, em comunicado. 

A elétrica tem planos para investir 2,5 mil milhões de euros, até 2026, na produção descentralizada de energia nos vários mercados em que se encontra (Europa, América do Norte, Brasil e Ásia).
Ver comentários
Saber mais Centro de Produção e Logística do Norte dos CTT EDP Comercial Portugal Maia Correios MWp economia negócios e finanças Informação sobre empresas grandes empresas economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio