Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chineses e irlandeses investem 200 milhões na energia solar em Portugal

Consórcio sino-irlandês vai construir a maior central solar da Europa sem tarifa subsidiada no Algarve. A produção anual da central Solara4 em Alcoutim corresponde ao consumo anual da cidade de Coimbra.

Bruno Simão/Negócios
01 de Março de 2017 às 13:16
  • ...
Portugal vai ser alvo de novo investimento chinês no sector da energia. A China Triumph International Engineering vai investir 200 milhões de euros na produção de energia solar no Algarve em conjunto com a irlandesa Welink.

O projecto com 220 megawatts pico (MWp) começa a ser construído em Abril e estará concluído no espaço de dois anos. A central solar fotovoltaica Solara4 é a maior central de energia solar fotovoltaica sem tarifa subsidiada.

A central Solara4 terá a capacidade para produzir anualmente 383 gigawatts/hora (Gwh), o equivalente ao consumo anual de cidades como Leiria, Coimbra ou duas vezes o da cidade de Faro.

O lançamento do projecto vai ter lugar esta quarta-feira, 1 de Março, com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Vai estar localizada em Alcoutim, distrito de Faro, numa área de 800 hectares, nas freguesias de Martinlongo e Vaqueiros, segundo informação avançada pela secretaria de Estado da Energia.

Durante o período de construção, serão criados 200 postos de trabalho, podendo ser atingidos um máximo de 600 postos no total em momentos de pico de actividade. Quando o projecto entrar em operação vão ser criados 30 postos de trabalho de forma permanente para assegurar as actividades de operação e manutenção.

A incorporação nacional do projecto é de 70 milhões de euros, passando essencialmente por serviços de engenharia, tecnologia eléctrica, fornecimento de materiais e mão-de-obra.

A China Triumph International Engineering junta-se assim às chinesas China State Grid e à China Three Gorges que já entraram em Portugal, através do capital das energéticas REN e EDP.

(Notícia corrigida na identificação consórcio, que é composto por irlandeses e não britânicos)
Ver comentários
Saber mais Portugal Algarve Manuel Caldeira Cabral economia negócios e finanças energia EDP REN
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio