Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cepsa vende negócio de botijas de gás em Portugal e Espanha à chilena Abastible

A Cepsa vende cerca de um milhão de botijas de gás em Portugal por ano e tem uma faturação de 30 milhões de euros. No país, a empresa tem 7% de quota de mercado do gás engarrafado (face aos mais de 19% em Espanha e 16,5% nas Canárias).

A Cepsa tem neste momento 11 milhões de botijas de gás para os mercados de Portugal e Espanha.
Jon Nazca/Reuters
16 de Agosto de 2024 às 15:54
  • ...

A petrolífera espanhola Cepsa anunciou esta sexta-feira um acordo de venda do seu negócio de produção e venda de gás butano, propano e gás de petróleo liquefeiro para automóveis em Portugal e Espanha - que está nas mãos da participada Gasib - à empresa Abastible, filial do grupo chileno Empresas Copec, que opera na América Latina no setor do gás liquefeito.

Nos termos do acordo, a Gasib continuará a vender normalmente os seus produtos de butano, propano e gás de petróleo liquefeito (GPL) para automóveis nos mercados mercados ibéricos onde opera - sob a marca Cepsa, empresa com a qual manterá sinergias para a produção e distribuição de produtos nos postos de abastecimento.

A Cepsa vende cerca de um milhão de botijas de gás em Portugal por ano e tem uma faturação de 30 milhões de euros. No país, a empresa tem 7% de quota de mercado do gás engarrafado (face aos mais de 19% em Espanha e 16,5% nas Canárias), mantendo-se como o quinto maior operador, depois da Galp, Rubis, Repsol e Oz.

O CEO da Gasib, Filipe Henriques diz que o objetivo é chegar rapidamente ao quarto lugar, algo que acredita ser possível já em 2024. Depois disso, a meta é alcançar uma posição entre 20% e 30%. "Estamos preparados para crescer em Portugal e disponíveis para investir o que for necessário para suportar esse crescimento. Em termos globais, na península Ibérica, temos neste momento investimentos superiores a 20 milhões de euros por ano", diz o CEO, sem detalhar que parte desse envelope vem para o país.

Para Maarten Wetselaar, CEO da Cepsa, "esta operação é mais um passo na estratégia para nos tornarmos uma referência na transição energética, promovendo investimentos em energias sustentáveis, como o hidrogénio verde ou os biocombustíveis, negócios que esperamos que representem mais de metade da nossa atividade em 2030".

E acrescentou: "A integração da Gasib na Abastible permite-lhe continuar a crescer numa empresa de referência no negócio do gás, com capacidade de investimento e desenvolvimento de mercado na Península Ibérica".

Esta operação constitui um "novo e importante investimento para a Abastible, que desta forma tem agora a sua estreia na Europa". Com este negócio, a empresa chilena fica no top 10 mundial do negócio de gás de petróleo liquefeito (GPL), com reforço da liderança que já detém no Chile, Colômbia, Equador e Peru. 

O GPL é um dos principais negócios da área de energia da Empresas Copec, multinacional que no final do ano passado contava com 40.000 colaboradores directos, um volume de negócios de pouco mais de 29 mil milhões de dólares e um EBITDA de 2.303 milhões de dólares.

A Gasib é o primeiro operador no setor do gás liquefeito engarrafado não regulado em Espanha e a segunda empresa na Península Ibérica em termos de quota de mercado. A empresa, que manterá a sua equipa de gestão com a mudança de acionista, conta com 3,5 milhões de clientes de gás engarrafado e 17.000 clientes a granel, um quadro de colaboradores de cerca de 200 membros, seis instalações de armazenamento e enchimento, duas instalações de armazenagem e mais de 200 armazéns de terceiros, que lhe permitem abastecer todo o mercado ibérico, as ilhas Canárias, Ceuta e Melilha, com vendas de cerca de 240.000 toneladas por ano.

Ver comentários
Saber mais Mercado da energia Empresas Indústria do petróleo e do gás Economia negócios e finanças Portugal Espanha Empresas Copec Península Ibérica Repsol Galp
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio