Notícia
Até 15% dos clientes da Endesa teriam a luz cortada sem as medidas extraordinárias do Governo
O apoio extraordinário que foi criado pelo Estado dada a situação de pandemia, e que impede as elétricas de cortarem a luz às famílias, permite que até quase um sexto dos clientes da Endesa tenha os pagamentos em suspenso.
A carregar o vídeo ...
A Endesa Portugal afirma que entre 10% a 15% dos seus clientes estão a usufruir da "borla" dada pelo Governo, que dita que as elétricas não possam cortar a luz dos portugueses por falta de pagamento em tempo de pandemia.
Até 15% dos particulares que são clientes da Endesa estão nesta situação de incumprimento. Entretanto, são feitos acordos com os clientes para que paguem em prestações, a seu tempo.
O presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, admite que nem todos os clientes que quebraram os pagamentos estejam numa situação que assim o exija. "É evidente que há oportunismo. É um pouco aquela ideia à portuguesa de que 'se não é preciso pagar, deixa estar e não vou ser eu a pagar quando os outros não pagam'", afirma.
Ainda assim, Nuno Ribeiro da Silva considera que esta é uma medida que "tinha que estar em cima da mesa", reconhecendo que muitos dos clientes tiveram uma quebra muito significativa nos seus rendimentos.
Até 15% dos particulares que são clientes da Endesa estão nesta situação de incumprimento. Entretanto, são feitos acordos com os clientes para que paguem em prestações, a seu tempo.
Ainda assim, Nuno Ribeiro da Silva considera que esta é uma medida que "tinha que estar em cima da mesa", reconhecendo que muitos dos clientes tiveram uma quebra muito significativa nos seus rendimentos.