Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Apoios à eficiência energética alargam-se a medidas no setor do gás

Vão ser alargadas as medidas que são consideradas no programa de apoio para melhorar a eficiência no consumo de gás.

Na presidência da ERSE, Cristina Portugal sucedeu este ano a Vítor Santos, nomeada pelo Governo de António Costa. A jurista já integrava desde 2016, como vogal, o conselho de administração da ERSE. Cristina Portugal foi presidente do conselho tarifário da ERSE durante 15 anos. Da Horta Seca directamente para a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Foi este o percurso de Mariana Oliveira, que já esteve na REN, que passou de assessora do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, para vogal da ERSE. Além de Mariana Oliveira, também nomeada pelo actual Governo, o conselho de administração da ERSE conta com outro vogal: Alexandre Silva Santos, nomeado para o cargo em 2013 pelo Governo de Passos Coelho, termina mandato em 2018. A chegada de Cristina Portugal acontece numa altura em que a ERSE se prepara para ganhar novos poderes. Além da electricidade e do gás natural, a ERSE vai passar a vigiar o mercado dos combustíveis e do gás engarrafado. Os mandatos de Cristina Portugal e Mariana Oliveira terminam em 2022.
25 de Março de 2021 às 13:38
  • ...
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), liderada por Maria Cristina Portugal (na foto), anunciou que o programa de apoios e incentivos à eficiência energética tem um novo regulamento, no qual está previsto o alargamento a medidas que abrangem os clientes de gás.

"O regulamento apresenta como principal alteração o alargamento a medidas destinadas a clientes de gás, promovendo-se a eficiência energética de forma integrada nos setores de eletricidade e gás", informa o regulador, em comunicado.

O novo regulamento do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC) de energia foi aprovado esta quinta-feira, oito anos após a última alteração. Este é um programa de apoio e incentivo à implementação de medidas para melhorar a eficiência no consumo de eletricidade e de gás.

As medidas são selecionadas com base no seu mérito em função do nível de poupanças a alcançar, bem como a garantia da verificação das poupanças geradas, com a obrigatoriedade de apresentação de planos de medição e verificação, e a aplicação de mecanismos de controlo. Na prática, o programa financia medidas como a instalação de equipamentos mais eficientes, auditorias energéticas, mas também ações de sensibilização.

Podem candidatar-se associações e organizações não governamentais, associações municipais, associações empresariais sem fins lucrativos, agências de energia, comercializadores de eletricidade ou gás, instituições de Ensino Superior e Centros de Investigação e operadores das redes de transporte e de distribuição de eletricidade e gás.

As medidas vencedoras do concurso são desenvolvidas pelos respetivos candidatos, que se passam a designar por promotores, e que as implementam junto dos consumidores de eletricidade e gás.
Ver comentários
Saber mais Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ERSE economia negócios e finanças energia economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio