Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Administradores da EDP Renováveis receberam 2,65 milhões em 2013

Gastos da empresa com os administradores recuaram 7,5% face ao ano anterior, segundo os números publicados pela EDP Renováveis no seu relatório de governo da sociedade, onde não é detalhada a remuneração específica do CEO, João Manso Neto.

Pedro Elias/Negócios
07 de Março de 2014 às 19:26
  • 31
  • ...

A remuneração dos administradores da EDP Renováveis, incluindo os elementos que integram também a equipa de gestão da empresa, cifrou-se em quase 2,65 milhões de euros em 2013, valor que ficou 7,5% abaixo dos 2,86 milhões de euros de encargos que a EDP Renováveis havia tido em 2012.

 

A maior fatia das remunerações veio do acordo pelo qual a EDP Renováveis pagou à EDP 994 mil euros em 2013 pelos serviços de gestão de João Manso Neto (CEO) e Nuno Alves, segundo o relatório de governo da EDP Renováveis. A remuneração do CEO da empresa, que está incluída no acordo de serviços de administração executiva com a EDP, não foi detalhada.

 

Do mesmo modo, António Mexia e João Marques da Cruz, que estão na comissão executiva da EDP e simultaneamente são administradores não executivos da EDP Renováveis, não auferiram uma remuneração específica na empresa de energias limpas além da incluída no acordo de serviços, o qual custou à EDP Renováveis outros 90 mil euros em 2013 no que respeita aos administradores não executivos (Mexia e Marques da Cruz).

 

Além deste pacote de serviços de gestão, a EDP Renováveis pagou em 2013 cerca de 539 mil aos seus administradores, verba que diz respeito na sua maioria a uma dezena de administradores não executivos, já que da comissão executiva apenas 15 mil euros foram reservados a dois elementos, Rui Teixeira (CFO) e João Paulo Costeira.

 

Estes dois gestores receberam, contudo, uma remuneração à parte, como colaboradores da EDP Renováveis, somando 610 mil euros, dos quais 440 mil euros de componente fixa e 170 mil euros a título variável. A EDP Renováveis contabilizou ainda o pagamento de 415 mil euros como remuneração dos seus executivos em contratos noutras empresas do grupo, dos quais 361 mil euros relativos a Gabriel Alonso (responsável da EDP Renováveis nos Estados Unidos da América).

 

 
Manso Neto, Mexia e Nogueira Leite entre os administradores mais assíduos nas reuniões
O relatório de governo da sociedade da EDP Renováveis relativo a 2013 mostra ainda que o conselho de administração da empresa reuniu seis vezes no ano passado. O CEO, João Manso Neto, esteve na totalidade das reuniões, assim como vários administradores não executivos, como António Mexia e António Nogueira Leite, entre outros. Os administradores João Marques da Cruz e Nuno Alves estiveram em cinco dos seis encontros e os gestores Gabriel Alonso e Rui Teixeira (CFO) foram a quatro. O administrador menos assíduo foi o independente Gilles August, que falhou metade das reuniões, tendo auferido 45 mil euros em 2013 na administração da EDP Renováveis.
Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis remunerações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio