Notícia
Accionistas da REN dão luz verde a aumento de capital de 250 milhões para comprar EDP Gás
Os accionistas da REN deram luz verde para o conselho de administração avançar com a operação para financiar a compra da companhia de distribuição de gás.
Os accionistas da REN aprovaram o aumento de capital no valor de 250 milhões de euros. Este dinheiro vai servir para financiar parte da compra da EDP Gás, negócio avaliado em 532 milhões de euros.
A operação foi aprovada na assembleia-geral desta quinta-feira, 11 de Maio, com o voto favorável de mais de 99% dos accionistas presentes, conforme apurou o Negócios.
Os accionistas da energética aprovaram assim o ponto 7 da ordem do dia: "Deliberar sobre a autorização a conferir ao conselho de administração para aumentar o capital social da REN com vista à aquisição da totalidade do capital social da EDP Gás".
Desta forma, os accionistas deram autorização para o conselho de administração decidir se avança para o aumento de capital, mas no comunicado de 7 de Abril, a REN explicava que a operação já tinha sido aprovada pela administração, mas que ainda carecia da aprovação da assembleia-geral.
"O conselho de administração aprovou a estrutura de financiamento da transacção, que inclui o recurso a linhas de crédito e a um aumento do capital social da REN por novas entradas em dinheiro, sujeitos à aprovação dos órgãos sociais competentes da REN", disse a empresa a 7 de Abril.
A operação, na qual será dado direito de preferência aos actuais accionistas, poderá acontecer até 31 de Dezembro de 2007 sendo que antes de o conselho de administração tomar a decisão de avançar com o aumento de capital é necessário um "prévio parecer favorável da comissão de auditoria", anunciou a empresa a 19 de Abril em comunicado à CMVM.
A Autoridade da Concorrência (AdC) já está a analisar a compra da EDP Gás pela REN Gás. A Concorrência publicou um anúncio a 5 de Maio, a informar que já foi notificada da operação de concentração.
A EDP Gás detém a segunda maior rede de distribuição de gás em Portugal, com 4.640 quilómetros e uma base de activos regulados de cerca de 451,6 milhões de euros. O EBITDA em 2016 foi de 48,5 milhões.
Mais conhecida por Portgás, a EDP Gás detém a concessão para a distribuição de gás no noroeste de Portugal, cobrindo 29 municípios nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, totalizando 339 mil pontos de abastecimento.