Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volume de negócios nos serviços abranda queda em Setembro

O volume de negócios no sector dos serviços registou uma queda menos acentuada no mês de Setembro. Este índice registou uma variação homóloga nominal de -0,8%, valor que contrasta com os -2,3% registados em Agosto.

Miguel Baltazar/Negócios
11 de Novembro de 2015 às 11:51
  • ...

A queda nos serviços abrandou no mês de Setembro. De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, 11 de Novembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de volume de negócios nos serviços obteve uma variação homóloga nominal de -0,8% em Setembro. Este valor contrasta com a variação homóloga nominal negativa de 2,3% registada em Agosto.

Ainda assim, este indicador está em terreno negativo desde Julho de 2015, época em que registou uma variação homóloga nominal negativa de 0,4%.

Os principais contributos para a variação registada no mês de Setembro chegaram da secção comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos, segundo o gabinete de estatística. "A taxa de variação homóloga do índice desta secção passou de -3,5% em Agosto, para -1,6% em Setembro".

"No terceiro trimestre de 2015, a variação homóloga do índice e volume de negócios nos serviços fixou-se em -1,2% (-1,3% no trimestre anterior)", acrescenta ainda o INE.

Em relação ao emprego, o índice apresentou no nono mês de 2015 um aumento homólogo de 0,9% - em Agosto tinha obtido um crescimento homólogo de 1,4%.

O índice de remunerações efectivamente pagas registou também um crescimento em termos homólogos, mas de 0,6%. Este valor contrasta com o aumento de 1,1% registado em Agosto, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística.

Além disso, os dados revelado pelo gabinete português de estatística mostram que o índice de volume de trabalho, medidos pelo número de horas trabalhadas ajustadas dos efeitos de calendário, registou um aumento homólogo de 0,2% em Setembro – tinha sido de 0,6% em Agosto. 

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística INE volume de negócios nos serviços horas trabalhadas remunerações Portugal Setembro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio