Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas de música mundiais diminuem 7,6% em 2003 com pirataria

As vendas de música em todo o mundo diminuíram 7,6% no ano passado – na quarta queda anual consecutiva – prejudicadas por vendas ilegais de cópias de álbuns e porque os consumidores compraram mais outro tipo de produtos, como jogos de vídeo e DVDs. Só em

07 de Abril de 2004 às 11:01
  • ...

As vendas de música em todo o mundo diminuíram 7,6% no ano passado – na quarta queda anual consecutiva – prejudicadas por vendas ilegais de cópias de álbuns e porque os consumidores compraram mais outro tipo de produtos, como jogos de vídeo e DVDs. Só em Portugal as vendas caíram mais de 10%.

Segundo dados da Internacional Federation of the Phonographic Industry (IFPI) – uma instituição do sector discográfico e que representa empresas como a EMI e a Universal Music – as vendas a nível mundial caíram 7,6% para os 32 mil milhões de dólares ( 26,47 mil milhões de euros), em 2003, embora o declínio tenha abrandado no segundo semestre, uma vez que as vendas nos EUA aumentaram.

Nos Estados Unidos da América – maior mercado do mundo do sector, representando 37% do total – as vendas de música baixaram 6% em 2003. Já no Japão, segundo maior, registou-se a diminuição de 9,2% nas vendas, assinalando a quinta queda anual seguida.

«As vendas de música a nível mundial tiveram mais um ano difícil em 2003, devido aos efeitos da pirataria e à concorrência de outros produtos de entretenimento», disse o presidente da IFPI, Jay Berman em comunicado, citado pela Bloomberg.

«No entanto, existem sinais encorajadores, nomeadamente no mercado americano, onde o aumento de vendas de álbuns, verificado no final de 2003, continuou este ano», explicou Berman.

A EMI, BMG, a Sony e a Warner Music GRoup têm planos para este ano reduzirem mais de 2.500 postos de trabalho e o número de artistas, com o objectivo de enfrentaram a diminuição na procura.

Nos Estados Unidos da América, as vendas dispararam através de novos albúns como «Outkast», «Alicia Keys» e «Ludacris», nos últimos três meses do ano.

Vendas de música caem mais de 10% em Portugal

As vendas de CD caíram por toda a Europa. Só em Portugal baixaram mais de 10%, com a mesma diminuição na Bélgica, Grécia, Irlanda e Suíça. Na Alemanha diminuíram 19%, na sexta queda anual consecutiva.

A Suécia, França e Dinamarca registaram decréscimos nas vendas de música de 14,7%, 14,4% e 12,5%, respectivamente.

No terceiro maior mercado do sector a nível mundial, Reino Unido, as vendas permaneceram inalteradas e a Austrália foi o único país a registar um aumento. As suas vendas subiram 5,9%, ajudadas por artistas locais, nomeadamente Delta Doodrem, Powderfinger e Guy Sebastian.

Medidas para evitar pirataria tomam forma

A indústria da música está a tomar medidas para lutar contra a pirataria que se faz através da Internet. No mês passado, a IFPI disse ter iniciado acções legais contra 247 pessoas na Dinamarca, Alemanha, Itália Canadá.

As empresas aumentaram o número de músicas para venda «on-line», depois de anos de resistência a esta prática. Há cerca de 50 sites de música «on-line» disponíveis na Europa, disse a instituição de música.

A Sony, que acordou fundir-se com a Bertelsmann em Dezembro, disse o mês passado que iria conectar o seu serviço de «download» ao Reino Unido, França e Alemanha em Junho.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio