Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Morreu Vasco Pessanha, o homem que dedicou 37 anos à Inapa

O ex-presidente da Inapa Vasco Pessanha, 73 anos, morreu esta quinta-feira em Lisboa vítima de doença prolongada.

Pedro Aperta
28 de Novembro de 2013 às 23:05
  • ...

Vasco Luís Schulthess de Quevedo Pessanha, que esteve mais de três décadas ligado à Inapa, morreu esta quinta-feira, 28 de Novembro de 2013, vítima de doença prolongada.

 

O nome de Vasco Pessanha está intimamente ligado à Inapa, empresa portuguesa de distribuição de pasta e papel.

 

O seu pai, igualmente Vasco Pessanha, fundou a Inapa, ao lado de um grupo de personalidades, como Álvaro Braga da Cruz e Joaquim Pedro Rasteiro. Vasco Luís Schulthess de Quevedo Pessanha, o filho, “herdou-a” e dirigiu-a.

 

Entrou no conselho de administração da empresa em 1973. Dois anos depois, em 1975, passou a presidente executivo do grupo de distribuição, cargo que ocupou até 2007, ano em que subiu a presidente do conselho de administração (o chamado "chairman"). Saiu do cargo em Maio de 2010.

 

Na altura, conforme noticiou o Negócios, Vasco Pessanha abandonou o leme da empresa “por vontade própria”. Segundo contou o presidente executivo da Inapa (ainda em funções), José Félix Morgado, o gestor desejava “dedicar o seu tempo a outros interesses”.

 

Foi sob a liderança de Pessanha que a Inapa passou a estar cotada em bolsa (em 1980), conforme refere o site da empresa. Em 1988, ainda pela sua mão, foram feitos investimentos na Papelaria Fernandes. Pessanha esteve, aliás, à frente da administração da Papelaria Fernandes, de onde saiu em Novembro de 2006, num processo que foi parar aos tribunais devido a questões ligadas ao endividamento da empresa. Também participou na internacionalização da distribuidora de papel e na sua transformação numa “holding”.

 

Dono da Sagritávora Sociedade Agropecuária da Quinta do Távora, Pessanha também se destacou no BCP. Foi um dos elementos do “grupo dos sete”, tomando posição pelo lado de Paulo Teixeira Pinto, por oposição a Jardim Gonçalves, aquando da guerra de poder no BCP. Ao lado de Manuel Fino, Diogo Vaz Guedes, Filipe de Botton, Bernardo Moniz da Maia, João Pereira Coutinho e Joe Berardo, Pessanha foi um desses sete accionistas que convocou a Assembleia-Geral do banco que visava a alteração do modelo de governação.

 

De acordo com a base de dados da "Businessweek" , Vasco Pessanha era licenciado em Economia pelo ISCEF, actual ISEG (que pertence à Universidade Técnica de Lisboa), tendo-se graduado, igualmente, na universidade americana de Harvard Business School.

 

(Notícia actualizada com mais informações às 0h04)

Ver comentários
Saber mais Vasco Pessanha Inapa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio