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United Biscuits Iberia contribui para o crescimento trimestral da Kraft
A aquisição da United Biscuits Iberia, grupo de activos da qual fazem parte as portuguesas Triunfo e Proalimentar, deu um contributo de 1,2 pontos percentuais ao crescimento da companhia norte-americana Kraft, anunciou ontem à noite a fabricante das bolac
A aquisição da United Biscuits Iberia, grupo de activos da qual fazem parte as portuguesas Triunfo e Proalimentar, deu um contributo de 1,2 pontos percentuais ao crescimento da companhia norte-americana Kraft, anunciou ontem à noite a fabricante das bolachas Oreo.
A United Biscuits Iberia, divisão que os britânicos da United Biscuits venderam à Kraft Foods no final de 2006, por cerca de mil milhões de euros, contribuiu em 1,2 pontos percentuais para o crescimento de 5,7% que a norte-americana obteve no primeiro trimestre de 2007.
Os resultados, divulgados ontem após o encerramento da praça norte-americana, dão conta de receitas líquidas consolidadas de 8,6 mil milhões de dólares (6,3 mil milhões de euros) entre Janeiro e Março deste ano.
Pormenorizados por regiões, os dados revelam um impacto mais positivo ao nível europeu. De acordo com o comunicado da Kraft Foods, os países da União Europeia representaram um crescimento de 19,3% das receitas líquidas da empresa no período em análise. A companhia justifica: "a adição dos negócios da United Biscuits contribuíram em 6,6 pontos percentuais para o crescimento das receitas líquidas registadas, e o câmbio favorável somou outros 9,8 pontos percentuais".
A Kraft Foods finalizou em Setembro último a aquisição dos negócios ibéricos da United Biscuits e dos direitos sobre as principais marcas da Nabisco (participada da norte-americana) na Europa, Médio Oriente e África, o que inclui insígnias como as bolachas Oreo ou Chips Ahoy e os aperitivos Ritz.
A operação combinada da Kraft Foods e da United Biscuits na Península Ibérica envolve mais de 2.000 empregados e 11 unidades de produção localizadas em Mem Martins (Portugal), Hospital de Órbigo (León), Zamora, Mahón (Menorca), Dos Hermanas (Sevilha), Montornés del Vallés (Barcelona), Orozko (Vizcaya), Viana (Navarra), Mérida, Montijo e Don Benito (Badajoz).
No comunicado emitido ontem à noite, a Kraft dá ainda conta de receitas operacionais de 1,1 mil milhões de dólares (8098 milhões de euros) no primeiro trimestre de 2007, mais 10,3% do que no mesmo período do ano anterior. As receitas operacionais depuradas de itens extraordinários recuaram 3%, já que "os benefícios do crescimento das receitas foram contrabalançados por um impacto de 35 milhões de dólares (25,76 milhões de euros) decorrentes de desinvestimentos anteriores já concluídos".