Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ucranianos da MHP "caçam" segundo produtor de frangos de Espanha cobiçado pela Lusiaves

À luz do acordo de compra de ações, a MHP fica com 41% do capital da Uvesa que era cobiçada também pela El Pozo, detido pelo espanhol Grupo Fuertes, e pela portuguesa Lusiaves.

Perus num aviário nos EUA, país em que cada pessoa consome cerca de 7 quilos de peru por ano. Fotografia: Craig Warga
Craig Warga/Bloomberg
21 de Março de 2025 às 14:29
  • ...

A multinacional ucraniana MHP, cotada na bolsa de Londres, fechou um acordo para a compra de 41% do capital da Uvesa, o segundo maior produtor de frangos de Espanha, que também tinha aberto o apetite dos espanhóis do Grupo Fuertes, proprietário da El Pozo, e dos portugueses da Lusiaves.

À luz do acordo, a MHP vai adquirir as ações a um preço fixo de 225 euros por unidade, com uma contrapartida contingente adicional de até 21,43 euros por ação, sujeita a determinadas condições. Além disso, o SPA (sigla em inglês para "Share Purchase Agreement") permite ainda que outros acionistas da Uvesa participem nele no prazo de um mês após a assinatura, oferecendo-lhes a oportunidade de se juntarem nos mesmos termos, refere um comunicado, publicado no "site", da empresa com sede em Navarra.

O preço de compra será pago em dinheiro no fecho da transação a qual carece ainda do aval por parte dos reguladores da concorrência e de Bruxelas. 

Segundo o El Economista, os ucranianos da MHP impuseram-se depois de terem subido a sua oferta, avaliado os 100% da empresa em 410 milhões de euros. Na corrida, além dos donos da El Pozo, entrou também a Lusiaves, uma das maiores empresas avícolas de Portugal que, segundo a imprensa espanhola, "aqueceu" a disputa. Isto porque depois de uma proposta inicial de 340 milhões de euros, a empresa com sede em Leiria, fundada por Avelino Gaspar, subiu a parada, esta semana, para 380 milhões de euros.

"Este acordo representa um marco significativo na estratégia de expansão da MHP no mercado espanhol, reforçando a sua visão de longo prazo para consolidar a sua presença no setor avícola europeu", diz o comunicado publicado pela Uvesa, que se dedica há mais de 60 anos à indústria alimentar e, que faturou, em 2023, 600 milhões de euros.

A MHP, com uma faturação na ordem dos 3.000 milhões de euros e um universo de 36.000 trabalhadores, fundadao pelo empresário Yuriy Kosyuk, que é também CEO, gere uma área agrícola com mais de 360.000 hectares em 12 regiões na Ucrânia. A empresa exporta até 60% da sua produção avícola para mais de 70 países em todo o mundo, com a sua operação a incluir uma fábrica nos Países Baixos ou ainda centros de venda e distribuição no Médio Oriente e no Reino Unido. 

"Para a MHP expandir-se na Europa significa construir parcerias fortes, impulsionar a inovação e causar um impacto duradouro. A Uvesa, com a sua forte reputação e raízes profundas em Espanha, é uma combinação natural com a visão da MHP de crescimento sustentável e contribuição para o desenvolvimento económico do país", afirma o presidente do conselho de administração da MHP, John Rich, citado na mesma nota.

O presidente da Uvesa, Antonio Sanchez, também destaca que "a parceria com a MHP marca um novo capítulo relevante para a Uvesa", apontando que "este acordo procura fortalecer as bases, abrir novas oportunidades e expandir o alcance" da empresa.

Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas comércio retalho APED preços conjuntura agricultura consumo inflação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio