Notícia
UBS perde 12,82 mil milhões de activos sob gestão
O banco suiço UBS divulgou hoje que perdeu 11,5 mil milhões de dólares (12,82 mil milhões de euros ou 2,57 mil milhões de contos) em activos sob gestão no segundo trimestre, devido a uma redução de...
Os clientes, onde se contava o maior fundo de pensões norte-americano, prescindiram dos serviços do terceiro maior banco europeu devido ao facto do UBS apresentar rentabilidades inferiores aos seus concorrentes como o Julius Baer ou a Merril Lynch, o que os levou a procurarem os serviços de outras instituições financeiras.
A evolução dos activos sob gestão foram inferiores aos registados pelos seus congéneres, uma vez que a empresa evitou a aquisição de títulos de empresas ligadas à Internet e telecomunicações. O índice norte-americano Nasdaq, que integra as empresas do sector tecnológico, cresceu 140% nos últimos dois anos.
O UBS afirmou que o declínio na gestão de activos foi provocado pela «tendência negativa dos mercados e pela antecipação de perdas de clientes nesta área».
O UBS previu que os resultados iriam crescer no segundo semestre à medida que o rendimento dos seus investimentos bancários aumentava, compensando a perda das receitas dos fundos sob gestão.
O UBS foi constituído há dois anos através da fusão do Swiss Bank Corp (SBC) com Union Bank of Switzerland.
As acções do banco caíram hoje 2,5% para os 257 francos suiços (164,74 euros ou 33.027 escudos), na Bolsa suíça.