Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trabalhadores da Autoeuropa chumbam acordo que previa aumentos salariais de 6,8% este ano

Pré-acordo teve 57,7% votos contra. Face ao resultado do referendo, a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa vai exigir à administração da fábrica de Palmela o regresso à mesa das negociações.

A Autoeuropa foi forçada a suspender a produção durante três semanas.
João Cortesão
Diana do Mar dianamar@negocios.pt 04 de Abril de 2024 às 07:47
Os trabalhadores da Autoeuropa chumbaram, esta quarta-feira, um acordo laboral válido por três anos, que previa aumentos salariais de 6,8% em 2024 (com um valor mínimo de 100 euros) e de 2,6%, (com um mínimo de 50 euros) ou de 0,6% acima da inflação do ano anterior em 2025 e em 2026.

Em comunicado, divulgado no seu "site", a Comissão dos Trabalhadores (CT) indica que, dos 4.888 inscritos, participaram no referendo ao pré-acordo que tinha sido alcançado com a administração da Volkswagen Autoeuropa - um total de 3.932 trabalhadores, dos quais 1.645 (41,8%) votaram a favor e 2.268 (57,7%) contra. Houve ainda registo de 956 abstenções (19,6%), 10 votos em branco (0,3%) e 9 nulos (0,2%).

"A CT após estes resultados vai exigir à empresa o regresso à mesa das negociações", refere na nota com os resultados da votação que decorreu durante dois dias.

Ao contrário do habitual, o pré-acordo proposto pela administração da Volkswagen Autoeuropa abarca um período de três anos e não de apenas um. Uma mudança que, segundo indicaram fontes ouvidas anteriormente pelo Negócios, visa uma maior estabilidade e poderá constituir um "trunfo" nas negociações com a sede do gigante automóvel alemão, nomeadamente no que respeita ao novo modelo a ser produzido a partir de 2025.

Além dos aumentos salariais, a proposta incluía igualmente uma majoração do prémio de objetivos anual até 50%, pelo que, no limite, os colaboradores poderiam receber um salário e meio adicional em 2024, bem como um prémio único a atribuir em 2025 referente ao lançamento do novo modelo a produzir na maior fábrica automóvel do país.
Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas automóvel trabalho salários Autoeuropa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio