Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tesoureiro do SITEMA desvia verba superior a 100 mil euros

O tesoureiro do Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, Fernando Benedito, terá desviado uma verba superior a 100 mil euros, facto que levou a direcção do sindicato da TAP a apresentar a sua demissão, apurou o Negocios.pt.

21 de Janeiro de 2002 às 11:54
  • ...
O tesoureiro do Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA), Fernando Benedito terá desviado uma verba superior a 100 mil euros (20 mil contos), facto que levou a direcção do SITEMA a apresentar a sua demissão em Dezembro passado, apurou o Negocios.pt.

A direcção do sindicato que conta com mais de dois mil associados de trabalhadores afectos à TAP-Air de Portugal admitiu, em circular, a que o Negocios.pt teve acesso, que «o tesoureiro ter-se-á apropriado ilicitamente de uma verba da ordem dos 100 mil euros (vinte milhões de escudos)».

«Face à gravidade da situação, a Direcção decidiu, desde logo, apresentar a sua demissão», acrescenta a circular enviada aos associados do SITEMA.

O montante em dívida corresponde às quotas que os associados pagam mensalmente que numa base anual equivale a 9,97 mil euros (dois mil contos) que entram para os cofres do SITEMA.

Segundo apurou o Negocios.pt junto de fonte próxima do processo, o SITEMA teria numa conta a prazo um valor que ascendia a 134,6 mil euros (27 mil contos).

Em circular, a direcção demissionária do SITEMA assegura que «estamos a providenciar todos os esforços no sentido de conseguir a reposição da mencionada verba, por forma a salvaguardar os legítimos interesses dos associados que representamos».

A direcção admite mesmo recorrer «à via judicial», se necessário.

Os seis elementos da direcção do SITEMA apresentaram a sua demissão a 13 de Dezembro passado, tendo o tesoureiro confessado que praticou «graves irregularidades no exercício das suas funções» e entregue uma declaração de dívida «devidamente reconhecida pelo notário», segundo a circular datada de 14 de Janeiro de 2002.

Cheques necessitavam de duas assinaturas da direcção

Embora Fernando Benedito tenha admitido ter desviado uma verba superior a 100 mil euros, ao que o Negocios.pt conseguiu apurar, os cheques afectos à conta do SITEMA necessitavam de duas assinaturas obrigatórias e uma opcional.

Segundo disse ao Negocios.pt fonte próxima do sindicato, «o tesoureiro necessitou de uma assinatura de outro elemento da direcção para puder desviar aquela verba».

Além de Fernando Benedito, assumiam cargos na Direcção, José Alexandre como presidente do sindicato, Alfredo Gomes, António Almeida, Isidro Camboesas e Joaquim Soldado, como secretários.

A direcção demissionária garante a gestão corrente do sindicato até à tomada de posse dos novos corpos sociais a eleger no próximo dia 31 de Janeiro.

Contactados, os membros da direcção demissionária não se encontravam disponíveis para comentar esta situação.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio