Notícia
Telefónica perde 5% de quota de mercado interno nas comunicações fixas
A Telefónica, maior operadora de telecomunicações espanhola, perdeu cerca de 5% de quota de mercado interno nas comunicações fixas, em 2003, uma vez que os seus clientes optaram pelos telemóveis e concorrência aumentou.
A Telefónica, maior operadora de telecomunicações espanhola, perdeu cerca de 5% de quota de mercado interno nas comunicações fixas, em 2003, uma vez que os seus clientes optaram pelos telemóveis e concorrência aumentou.
A «perda da quota de mercado foi semelhante à que tivemos em 2002, cerca de 5%», disse Júlio Linares, presidente da Telefónica de Espanha – unidade doméstica de linha fixa da Telefónica – aos jornalistas em Barcelona, citado pela Bloomberg.
Para aumentar as receitas perante a queda no tráfego de linhas, a empresa parceira da Portugal Telecom (PT) na brasileira Vivo, está apostar em novos serviços, nomeadamente o acesso de alta velocidade à Internet através da rede telefónica. Para além disso, planeia oferecer serviços de voz na Internet a clientes que o procurem.
«Vamos começar a oferecer o serviço de voz sobre IP mais para o cedo do que para o tarde», disse Linares durante o discurso. Durante o ano passado 61% do tráfego das linhas telefónicas da companhia espanhola foi realizado através da rede sobre o IP (Internet Protocol) e o objectivo da empresa é atingir os 90% em 2006, disse Linares.
A Telefónica detém, na América Latina, 50% da Vivo, sendo o restante capital controlado pela Portugal Telecom (PT).
As acções da Telefónica seguiam a cair 1,15% para os 12,88 euros e as da PT desvalorizavam 0,54% para os 9,23 euros.