Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Telecomunicações móveis ultrapassam as fixas em investimento

Os investimentos nas telecomunicações móveis vão ultrapassar neste ano os esforços financeiros efectuados pelas telecomunicações fixas, noticiou o «Diário de Notícias», citando Rui Pires, gestor do...

17 de Maio de 2000 às 09:04
  • ...
Os investimentos nas telecomunicações móveis vão ultrapassar neste ano os esforços financeiros efectuados pelas telecomunicações fixas, noticiou o «Diário de Notícias», citando Rui Pires, gestor do relatório «Mercado das Telecomunicações em Portugal».

No total, as telecomunicações terão um investimento de 1,42 mil milhões de euros (285 milhões de contos), dos quais 768,15 milhões de euros (154 milhões de contos) serão efectuados pelos operadores Telecomunicações Móveis Nacionais (TMN), do Grupo Portugal Telecom, Telecel e Optimus, do Grupo Sonae.

A Portugal Telecom, com o domínio de mercado nas telecomunicações fixas, e os outros operadores prestadores de serviços por cabo telefónico irão gastar 653,42 milhões de euros (131 milhões de contos).

A Optimus é o operador móvel que efectuará a maior fatia de investimento neste segmento com um esforço de 349,15 milhões de euros (70 milhões de contos). A Telecel segue-se-lhe com 234,44 milhões de euros (47 milhões de contos) e a TMN investirá 184,55 milhões de euros (37 milhões de contos).

Um menor investimento no segmento das telecomunicações fixas era esperado uma vez que a Portugal Telecom havia já digitalizado a sua rede que cobre todo o país.

O Ministro do Equipamento Jorge Coelho deverá anunciar hoje, Dia Mundial das Telecomunicações, as regras para o concurso da atribuição de quatro licenças UMTS (Universal Mobile Telecommunications Systems) pelo Instituto de Comunicações de Portugal, cuja entrada efectiva no mercado ocorrerá em 2002.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio